Lula promete Transnordestina e defende "repor" o que foi tirado do Nordeste
Presidente participou de evento em que assinou o início de obras para duplicar a estrada BR-423, em Pernambuco
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma autorização para iniciar obras de duplicação da BR-423 em Pernambuco, nesta 4ª feira (8.nov). Durante o evento, Lula prometeu ainda retomar as obras da ferrovia Transnordestina, e disse que é preciso "repor" o que foi retirado do Nordeste em décadas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Vamos retomar a Transnordestina. É uma estrada que, além da importância do ponto de vista econômico, tem um valor muito simbólico para mim. Na campanha de 2003, saindo do Crato, no Ceará, indo para Recife, um pedido do doutor [Miguel] Arraes para que eu não esquecesse a Transnordestina", disse Lula.
Apesar de anunciar o retorno das obras, o presidente não deu um prazo para a retomada ou término. Lula lançou Transnordestina ainda em junho de 2006, em cerimônia realizada no município de Missão Velha (CE). A ferrovia inacabada tinha o objetivo de ligar pólos produtores no interior aos portos em Fortaleza e Recife. As obras deveriam ter sido concluídas em 2010, mas seguem inacabadas.
Em seu discurso, Lula afirmou que é preciso "repor" o que foi retirado da região Nordeste ao longo de décadas e que não quer tirar nada das outras regiões do país. O presidente ainda ressaltou que o ministro dos Transportes, Renan Filho, vai investir R$ 23 bilhões na área de transporte. "É mais do que os quatro anos de investimento nos Transportes no governo passado", disse Lula.
Emendas parlamentares
Lula ainda afirmou que os ministros do governo devem articular com os parlamentares sobre a alocação de verbas de emendas parlamentares, que devem ser epenhadas em projetos que "interessem a todo mundo"
"Vamos discutir com a bancada de deputados e senadores. É importante, Rui [Costa, ministro da Casa Civil], que na hora da gente discutir determinadas emendas de parlamentares que os ministros nossos procurem os parlamentares, mostrem a importância do projeto, mostre o que é importante, porque a gente também não pode fazer emenda, fazendo obra que não interessa a todo mundo", disse Lula.
Segundo Lula, o investimento público precisa trazer estrutura para cada estado, pois há obras em que o dinheiro é "jogado fora".
Leia mais: