Publicidade
Mundo

Políticos brasileiros homenageiam Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai

Líder político morreu nesta terça (13) aos 89 anos, em Montevidéu

Imagem da noticia Políticos brasileiros homenageiam Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai
Pepe Mujica
• Atualizado em
Publicidade

A morte do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica gerou comoção entre os políticos brasileiros, que usaram as redes sociais para lembrar de momentos com o uruguaio e desejar solidariedade à família. O líder político morreu nesta terça-feira (13), em Montevidéu, capital do país. Pepe estava em tratamento de câncer no esôfago desde o início do ano passado.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), destacou a simplicidade do líder uruguaio.

"Hoje o mundo se despede de uma das figuras públicas mais queridas e admiradas no cenário internacional: o ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, que marcou a política internacional com seu carisma, simplicidade e habilidade de dialogar com todas as frentes. Que a força desse grande líder mundial e sua humanidade possam continuar inspirando e transformando a vida de todos que acreditam em um mundo melhor", disse em nota.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) disse no X (antigo Twitter) que Mujica sempre foi uma referência no campo da "boa política".

Além dele, ministros brasileiros também homenagearam o ex-presidente. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, disse que ele foi admirado por onde passou.

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, publicou uma série de fotos com o ex-presidente uruguaio e ressaltou que foi uma honra encontrá-lo pessoalmente.

Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, escreveu que Pepe é "uma das maiores referências dos nossos tempos".

Figura emblemática da esquerda latino-americana, José Alberto Mujica Cordano nasceu em Montevidéu em 1935 e ingressou na guerrilha urbana Movimento de Libertação Nacional, mais conhecida como Tupamaros, na década de 1960.

Foi preso político quatro vezes durante a ditadura uruguaia (1973-1985) e passou 14 anos detido até ser beneficiado pela anistia decretada em 1985, com a posse de Julio María Sanguinetti, primeiro presidente do Uruguai pós-redemocratização.

Pepe foi eleito deputado em 1994, senador, em 1999. Em 2005, foi nomeado ministro da Agricultura no governo de Tabaré Vázquez. Quatro anos depois, em outubro de 2009, foi eleito presidente da nação sul-americana.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade