Rússia rebate fala de Biden e afirma que EUA se beneficiam de guerras
"Como dizem, nada pessoal, apenas negócios", ironizou a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros
A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, rebateu, nesta 6ª feira (20.out), o comentário do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no qual chamou o apoio aos governos da Ucrânia e de Israel de "investimento". Ambos os países encontram-se em guerra, sendo a Ucrânia contra a Rússia e Israel contra o grupo palestino Hamas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A declaração de Biden ocorreu na noite de 5ª feira (19.out), um dia após o democrata visitar Tel Aviv. No discurso, o líder anunciou a intenção de aprovar um pacote de ajuda para a Ucrânia e para Israel, afirmando que o apoio aos países seria "um investimento inteligente que pagaria dividendos para a segurança norte-americana durante gerações".
Pelas redes sociais, Zakharova ironizou que Biden costuma chamar o tal "investimento" de "luta pela democracia". "Acontece que agora é apenas um cálculo. As guerras têm sido tradicionalmente um "investimento inteligente" para os Estados Unidos, uma vez que não acontecem em solo americano, e eles não se preocupam com os custos alheios", escreveu.
+ "Setor de saúde está à beira de um colapso", diz Médicos Sem Fronteiras em Gaza
A porta-voz russa acusou o governo norte-americano de "enganar o mundo" usando valores que nunca defendeu, visando apenas os "tais dos dividendos". Ela ainda utilizou uma frase conhecida do filme "O Poderoso Chefão 3", de 1990, para se referir à posição de Washington em conflitos no exterior: "como dizem, nada pessoal, apenas negócios".