Resumo da semana: guerra em Israel, réus do 8/1 no STF e aumento da inflação
Confira esses e outros fatos que repercutiram nos últimos dias no Brasil e no mundo
Camila Stucaluc
A atenção da última semana foi voltada, sobretudo, ao conflito armado entre Israel e o grupo palestino Hamas, que já deixa quase 3 mil mortos. No judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar oito novos réus dos atos golpistas de 8 de janeiro. Já no setor econômico, o mercado se surpreendeu com o aumento de apenas 0,26% da inflação.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Essas e outras notícias você confere no resumo da semana do SBT News. Veja:
Guerra entre Israel e Hamas se intensifica na Faixa de Gaza
A guerra entre Israel e o grupo palestino Hamas, iniciada no último dia 7, se intensificou durante a semana, sobretudo na Faixa de Gaza. Logo na 2ª feira (9.out), o exército israelense ordenou a instalação de um cerco completo ao local, onde vivem 2,1 milhões de pessoas. Um número de bombardeio sem precedentes também foi lançado pelos militares.
Na 6ª feira (13.out), Israel emitiu uma ordem para que os palestinos deixem a Cidade de Gaza em direção ao sul da Faixa de Gaza. O aviso, criticado por organizações, foi feito em meio a movimentação dos militares para uma ofensiva terrestre. Até o momento, o conflito já deixou mais de 3 mil mortos, sendo a maioria na Faixa de Gaza.
Aviões com repatriados voltando de Israel chegam ao Brasil
Mais 700 brasileiros que estavam em Israel conseguiram voltar ao Brasil com a ajuda da Força Aérea Brasileira (FAB). A primeira aeronave pousou em território nacional na madrugada de 4ª feira (11.out), com 211 repatriados, e a segunda, na 5ª feira (12.out), com 214 passageiros. Já o terceiro voo chegou ao Brasil na 6ª feira (13.out), com 69 pessoas, e o quarto, no sábado (14.out), com 207 passageiros.
Outros dois voos já estão em trânsito para chegar em Israel, uma vez que mais de 2 mil pessoas já procuraram as autoridades para retornar ao Brasil. O avião presidencial também será usado na operação, mas para o resgate na Faixa de Gaza. Ainda na 6ª feira (13.out), o governo confirmou a morte da terceira brasileira em Israel devido aos ataques do Hamas.
Inflação sobe 0,26% em setembro e acumula alta de 3,50% no ano
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,26% em setembro, segundo análise do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na 4ª feira (11.out). A taxa de inflação, que acumula 3,50% ao ano, surpreendeu o mercado, que previam uma variação de até 0,38% no mês.
Assim como esperado, o resultado foi puxado pela alta de 2,8% da gasolina no mês, contribuindo para o 0,14 p.p no índice geral. Ainda no grupo de transportes, o aumento de 13,47% das passagens aéreas também contribuíram para o cenário, assim como a alta de 0,42% aplicada em ônibus intermunicipais de Salvador.
Thiago Brennand é condenado a 10 anos e seis meses de prisão por estupro
O empresário Thiago Brennand foi condenado pela 2ª Vara de Porto Feliz (SP) a 10 anos e 6 meses de prisão em regime inicial fechado, pelo crime de estupro. A sentença foi divulgada na 4ª feira (11.out) e é a primeira condenação do empresário, réu em outros processos. Ele também deverá indenizar a vítima por danos morais no valor de R$ 50 mil.
O processo em questão refere-se ao caso de estupro de uma mulher norte-americana, que vive no Brasil, no haras do empresário, em Porto Feliz. A defesa de Brennand argumentou que o juiz se baseou apenas na palavra da vítima, e que espera reverter a decisão. O empresário está preso preventivamente desde o dia 29 abril - quando foi extraditado dos Emirados Árabes Unidos.
Moraes vota para condenar mais oito réus por atos golpistas do 8 de janeiro
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, na 6ª feira (13.out), para condenar mais oito réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro. O magistrado, relator do caso, propôs penas que variam de três a 17 anos de prisão, conforme participação nos atos, além do pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.
Os casos serão analisados em plenário virtual, ou seja, sem debates, até o dia 20 de outubro. São julgados Fernando Kevin Da Silva de Oliveira Marinho, Raquel De Souza Lopes, Felipe Feres Nassau, Cibele Da Piedade Ribeiro Da Costa Mateos, Charles Rodrigues Dos Santos, Orlando Ribeiro Junior, Gilberto Ackermann e Fernando Placido Feitosa.
Leia também
+ Lula conversa com presidente de Israel e pede corredor humanitário
+ Manaus entra em estágio de mobilização após ser tomada por fumaça de queimadas
+ Conselho reduz taxa máxima de juros do consignado para 1,84%
+ Adolescente morre após ser esfaqueado em escola de Poços de Caldas (MG)