Rei Charles III discursa ao Parlamento da Escócia antes de vigília em St. Giles
Novo monarca recebeu moção de condolências e repassou títulos escoceses para príncipe William
SBT News
O Rei Charles III discursou pela primeira vez ao parlamento escocês nesta 2ªfeira (12.set). Antes, ele liderou a procissão fúnebre do corpo da mãe, a rainha Elizabeth II, por Edimburgo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ TUDO SOBRE a Rainha Elizabeth II
O novo monarca recebeu uma moção de condolências do Parlamento, assim como ocorreu com o parlamento inglês. Em seu discurso, Charles, que por muitos anos carregou os títulos escoceses, informou que William, seu filho mais velho e herdeiro do trono, receberá o título de Duque de Edimburgo e Rothesay.
"O título de duque de Edimburgo e Rothesay que tive a honra de carregar por tanto tempo, agora passo para meu filho mais velho, William, que sei que terá tanto orgulho quanto eu de usar as coroas deste reino", afirmou Charles, que também agradeceu o povo da Escócia pelo afeto com sua mãe.
A rainha Elizabeth II tinha o costume de passar as férias de verão no castelo de Balmoral, onde faleceu na 5ªfeira (8.set). O local, segundo o Palácio de Buckingham, era o seu refúgio, algo que o novo monarca relembrou no seu discurso. " Ao longo de todos os anos de seu reinado, a rainha, como tantas gerações de nossa família antes dela, encontrou nas colinas desta terra e nos corações de seu povo, um céu e um lar", afirmou Charles.
Após a cerimônia, o monarca segue para uma vigília na catedral de Saint Giles, onde o corpo da rainha Elizabeth II ficará até 3ª feira (13.set), quando retornará para a Inglaterra.