Barack Obama e Michelle de volta à Casa Branca
Retratos oficiais do ex-presidente americano e da ex-primeira-dama foram apresentados nesta 4ª feira
Patrícia Vasconcellos
Washington DC -- Um salão lotado para ver Barack e Michelle. É a primeira vez que o ex-presidente e a ex-primeira dama voltam conjuntamente ao lugar onde viveram por oito anos. "As meninas passaram mais tempo aqui do que qualquer outro lugar", disse Michelle referindo-se às filhas do casal. Descontraído e sorridente, Obama falou sobre o retorno à residência oficial junto da esposa e sobre o que representa a obra de arte -- uma das mais realistas que ele afirma já ter visto. "McCurdy nos pinta como somos, para o bem ou para o mal", disse o ex-presidente ao retirar risos da plateia.
Michelle adotou um tom mais político no seu discurso. Falou sobre o retorno à antiga casa e sobre ser recebida por amigos -- Joe Biden e Jill --, mas também discursou sobre democracia. "Ficamos aqui pelo tempo que o povo americano achar que devemos ficar. Depois nosso legado vira este halo -- representado nestes quadros. E quando o período acaba, saímos e damos os lugares a outros em uma transição pacífica", afirmou Michelle sem citar a Donald Trump, mas claramente lembrando o fato ocorrido em 6 de janeiro do ano passado, quando apoiadores do republicano invadiram o Capitólio.
Ao fim, o casal Obama participou de uma breve recepção. "Para os que pensam que a história perdeu um pouco do brilho, eu sei que o que compartilhamos é maior do que o que não compartilhamos", disse Michelle.
A útlima vez que um ex-presidente teve um retrato revelado na Casa Branca foi há 10 anos. Trump interrompeu a tradição. As obras são financiadas pela Associação histórica da Casa Branca e cada presidente escolhe o artista a realizar o trabalho.