Publicidade
Mundo

Tailândia descriminaliza consumo de cannabis para fins medicinais

Ministério da Saúde distribuiu 1 milhão de pés de maconha para população

Imagem da noticia Tailândia descriminaliza consumo de cannabis para fins medicinais
planta
• Atualizado em
Publicidade

A partir desta 5ªfeira (9.jun), entra em vigor na Tailândia a lei que permite que as pessoas cultivem cannabis em casa. Anunciada em 8 de maio pelo ministro da Saúde, Anutin Charnvirakul, a nova regra, no entanto, se limita ao cultivo com fins medicinais e de pesquisa.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
+ Tailândia distribui 1 milhão de pés de maconha para uso medicinal

Os benefícios econômicos estão no centro dessa reforma, projetada para impulsionar tudo, desde a renda nacional até a subsistência dos pequenos agricultores na região. O país quer, principalmente, causar impacto no mercado de maconha medicinal. Já possui uma indústria de turismo médico bem desenvolvida e o clima tropical é ideal para o cultivo de cannabis.

"Devemos saber como usar cannabis", disse recentemente Charnvirakul, o maior impulsionador da maconha do país. "Se tivermos a consciência certa, a cannabis é como ouro, algo valioso e deve ser promovida."

Por ora, a lei determina que a planta só poderá ser comercializada após uma série de licenças. Também não libera o uso recreativo. Aqueles que foram pegos consumindo em público estão sujeitos a uma sentença de 3 meses e multa de 25.000 bahts tailandeses (R$ 3.800). 

Com a nova lei, a Tailândia tornou-se a primeira nação da Ásia a descriminalizar a maconha, mas não segue os exemplos do Uruguai e do Canadá, os dois únicos países que legalizaram a maconha recreativa em nível nacional.

* Com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade