Japão denuncia disparos de mísseis pela Coreia do Norte
Segundo Tóquio, Pyongyang disparou seis foguetes no Mar do Japão
Anderson Scardoelli
A Coreia do Norte realizou testes balísticos no Mar do Japão neste domingo (5.jun). De acordo com as autoridades japonesas, ao menos seis mísseis foram lançados. Os artefatos teriam, segundo Tóquio, chegado a altitudes de até 100 quilômetros.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Mesmo diante de nenhum equipamento do Japão ter sido atingido, como aeronaves ou embarcações, o primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, condenou a operação militar realizada neste fim de semana por Pyongyang. Para ele, a Coreia do Norte atenta contra a paz na região.
"Ameaçam a paz e a estabilidade da região e da comunidade internacional e não podem ser toleradas."
"A Coreia do Norte tem lançado mísseis balísticos repetidas vezes, inclusive mísseis intercontinentais, em alta frequência desde o começo deste ano", afirmou Fumio, informa a agência de notícias NHK. "As ações norte-coreanas ameaçam a paz e a estabilidade da região e da comunidade internacional e não podem ser toleradas", prosseguiu o premiê japonês.
Reunião na Coreia do Sul
O movimento da Coreia do Norte também fez a vizinha do sul ficar sob alerta. Diante dos disparos de mísseis, o governo de Seul convocou uma reunião de emergência. Em nota, o governo da Coreia do Sul destacou acreditar que a ação de hoje por parte de Pyongyang tenha sido represália em maio a parcerias formadas com o Japão e os Estados Unidos.
Saiba mais:
+ Presidente da Colômbia é condenado a prisão domiciliar
+ Incêndio em depósito de contêineres deixa mortos e feridos em Bangladesh
+ "Emocionante, indescritível, surreal", diz brasileiro que foi ao espaço