Publicidade
Mundo

Taxa de natalidade na China em 2021 é a menor da série histórica

País vem tentando estimular os cidadãos a terem mais filhos

Imagem da noticia Taxa de natalidade na China em 2021 é a menor da série histórica
Multidão de chineses em Shangai (Javier Quiroga/Unsplash)
• Atualizado em
Publicidade

A taxa de natalidade na China ficou em 7,52 em 2021, o menor patamar da série histórica -- iniciada em 1949 --, segundo dados divulgados na 2ª feira (17.jan) pelo Departamento Nacional de Estatísticas do país. O índice significa que, no último ano, houve 10,62 milhões de nascimentos no território chinês, ou 7,52 por cada 1 mil habitantes, e, assim, aumenta a pressão sobre as autoridades locais para incentivarem maior quantidade de bebês.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

As informações são da agência de notícias Reuters. Há mais de quatro anos, o governo da China vem tentando estimular os cidadãos a terem mais filhos e, dessa forma, evitar riscos econômicos de um rápido envelhecimento populacional. Em 2016, por exemplo, as autoridades aboliram a política do filho único, em vigor há mais de 30 anos, e os casais passaram a ser autorizados a ter dois. Já em agosto de 2021, o governo ampliou o limite, permitindo até três filhos por casal, e instituiu medidas de apoio social e econômico aos pais.

De acordo com Reuters, a taxa de crescimento natural da população chinesa, na qual não está incluída a migração, ficou em 0,034% em 2021, menor patamar desde 1960. Em 2020, a taxa de natalidade na China já havia registrado queda de 18%, com 8,52 recém-nascidos por 1 mil habitantes, com possível influência pela pandemia do coronavírus.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade