Publicidade
Mundo

Reino Unido proíbe entrada de viajantes de seis países africanos

Governo britânico anunciou medidas restritivas para diminuir risco de importar variante do coronavírus

Imagem da noticia Reino Unido proíbe entrada de viajantes de seis países africanos
Voos comerciais e privados diretos dos seis países serão proibidos entre 6ª feira e domingo (José Cruz/Agência Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

O Reino Unido anunciou nesta 5ª feira (25.nov) que proibirá a entrada de viajantes que não forem residentes do país ou irlandeses e tiverem passado por África do Sul, Botsuana, Lesoto, Essuatíni, Zimbábue ou Namíbia -- todos países africanos -- nos dez dias anteriores à viagem. O motivo é a cepa B.1.1.529 do novo coronavírus, que foi identificada originalmente em Botsuana, tem seis casos confirmados na África do Sul e foi declarada variante sob investigação (VuI) pela Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em comunicado, o governo britânico afirma que a variante tem um grande número de mutações na proteína Spike e alterações em outras partes do genoma viral, que são "potencialmente significativas do ponto de vista biológico" e podem alterar a forma como o vírus se comporta diante de vacinas, tratamentos e transmissibilidade.

Os primeiros genomas da cepa B.1.1.529 foram depositados no banco de dados internacional GISAID no dia 22 de novembro. Por enquanto, não há casos da nova variante no Reino Unido. Dessa forma, de acordo com o governo britânico, a proibição da entrada de viajantes trata-se de uma medida de precaução. Ela começará a valer às 12h (horário local) desta 6ª feira (26.nov) e não abrange quem apenas transitou por um dos seis países africanos numa mudança de voo.

Para os viajantes britânicos ou irlandeses que passaram por algum dos territórios nos dez dias anteriores e chegarem ao Reino Unido entre as 12h de 6ª feira e 4h de domingo (28.nov), foi anunciada nesta 5ª uma quarentena obrigatória de dez dias em casa. Além disso, eles precisarão realizar testes do tipo PCR no segundo e oitavo dia após a chegada.

Moradores do Reino Unido e da Irlanda com passagem por ao menos um dos países africanos que chegarem após as 4h de domingo, por sua vez, deverão cumprir quarentena dez dias em um hotel aprovado pelo governo. No segundo e oitavo dia da estadia, que será paga pelo próprio viajante, a pessoa precisará fazer testes do tipo PCR também.

O governo britânico acrescenta que voos comerciais e privados diretos dos seis países estarão proibidos entre 12h de 6ª feira e 4h de domingo, com o objetivo de diminuir o risco de importação da nova variante do coronavírus.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade