Rússia nega estar envolvida em crise migratória entre Polônia e Belarus
Antiga Bielorrússia estaria fazendo retaliação às sanções econômicas postas pelo Ocidente
SBT News
A Rússia negou nesta 5ª feira (11.nov) que o Kremlin tenha envolvimento na crise instaurada entre Polônia e Belarus. O país foi acusado por Varsóvia de promover a crise migratória na fronteira das duas nações. Na 4ª, em uma medida de apoio ao antigo território soviético, os russos enviaram dois bombardeios estratégicos pertencentes às Forças Aeroespaciais para patrulhar as fronteiras.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a Polônia, Belarus está instigando a imigração em retaliação às sanções econômicas impostas ao país, que foi acusado de violar os direitos humanos. Os curdos representariam a maior parte dos imigrantes que chegam, fugindo da Síria e Iraque. A União Europeia, por sua vez, deve instaurar um novo pacote de sanções ao país comandado pelo ditador Aleksander Lukashenko.
Nesta 5ª feira (11.nov), embaixadores do bloco europeu discutiram uma punição ao aeroporto de Belarus, em uma tentativa de impedir que imigrantes ilegais desembarquem. O governo russo, diante da possibilidade de que a sua companhia estatal possa ser alvo das sanções, classificou a ideia como "louca". Na 3ª (09.nov), o governo dos Estados Unidos pediu que o país do leste europeu interrompesse as imigrações ilegais.