Uber compra 50 mil carros Tesla para eletrificar frota nos EUA
Empresa de aplicativo de transporte quer cumprir meta de frota limpa até 2030
SBT News
A empresa de transporte por aplicativo Uber vai adquirir 50 mil carros da montadora de veículos elétricos Tesla para alugar aos seus motoristas. Ação está dentro de um plano ambicioso de eletrificar sua frota nos Estados Unidos até 2030. A empresa também já mantém uma parceria com a locadora de automóveis Hertz, que anunciou na 4ªfeira (27.out) a compra de 100 mil Teslas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A mudança acontece no momento em que as montadoras e fornecedoras de veículos de transporte estão sob pressão em vários países para reduzir e eliminar a produção de veículos movidos a combustíveis fósseis, priorizando os carros elétricos ou que não poluem.
No Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que é o maior mercado de automóveis do país, estabeleceu regras para empresas de transportes por aplicativo como Uber e a Lyft exigindo que 90% das suas frotas de veículos sejam elétricas até o ano de 2030.
A partir de 1º de novembro, os motoristas da Uber que moram em Los Angeles, San Francisco e Washington DC poderão alugar um modelo Tesla Model 3 por meio da locadora de carros pagando uma taxa semanal de US$ 334, com manutenção e seguro inclusos, com perspectiva da taxa cair para US$ 299 ou menos, segundo o comunicado da empresa de transporte por aplicativo.
Porém, para o motorista ter direito ao uso do veículo, ele deve ter uma classificação de ao menos 4,7 estrelas e ter concluído 150 viagens para serem elegíveis ao aluguel do carro elétrico. Além disso, quem alugar o veículo terá disponível o acesso à rede de recarga Supercharger da Tesla e descontos nas estações de recarga EVgo.
A Uber tem como meta ter os 50 mil veículos elétricos disponíveis à serviço até 2023.