Avanço da vacinação e reabertura de fronteiras ajudam turismo a se recuperar
Regiões do Caribe e outros destinos insulares vem registrando o maior número de viajantes
Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a reabertura de fronteiras, o turismo prevê a recuperação do setor após a crise gerada pela pandemia. Segundo informações divulgadas nesta 4ª feira (6.out) pela Organização Mundial do Turismo (OMT), 54 milhões de viajantes cruzaram fronteiras internacionais apenas em julho de 2021.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Embora o número represente uma queda de 67% em relação ao mesmo período de 2019, é um dos resultados mais fortes desde o início da pandemia. No ano passado, por exemplo, apenas 34 milhões de viagens internacionais foram registradas durante o mês.
De acordo com o levantamento, o relaxamento das restrições para viajantes vacinados e o progresso da imunização contra a doença contribuíram para elevar a confiança do consumidor, restaurando gradualmente as reservas de viagens. Regiões do Caribe e outros destinos insulares registraram o melhor desempenho, com quantidade de turistas próximos ou até melhor que nos níveis pré-pandemia.
+ Saiba quais países restringem entrada de brasileiros por tipo de vacina
A Europa e as Américas também registraram uma melhora, mesmo que discreta. Após as reaberturas das fronteiras, a redução de viajantes ficou cerca de 70% menor que a do primeiro semestre de 2019. A região da Ásia e do Pacífico foram as que apresentaram os resultados mais fracos em relação ao turismo, somando 95% a menos de viajantes.
Segundo a OMT, as perspectivas para o último semestre de 2021 ainda permanecem em aberto, já que 53% dos especialistas acreditam que o período será pior do que o esperado e 31% esperam que o período entregue os melhores resultados do ano.