Angela Merkel inicia despedida do governo em Conselho Europeu
Chanceler alemã fez o pronunciamento nesta 5ª feira (24.jun) preocupada com variantes da covid
SBT News
A chanceler alemã, Angela Merkel, se prepara para deixar o cenário político após quase 16 anos de mandato. Em declaração antes do tradicional Conselho Europeu, que acontece entre hoje (24.jun) e amanhã, a chanceler informou que irá se aposentar logo após as eleições legislativas da Alemanha em 26 de setembro.
Em seu discurso, Merkel abordou a pandemia do novo coronavírus e, apesar de dizer que a Alemanha e a Europa "podem ser cautelosamente otimistas", ela enfatizou que "até nós na Europa e na Alemanha ainda estamos patinando no gelo fino. Devemos permanecer vigilantes. Com as novas variantes, significa que devemos ser cautelosos".
A chanceler também pediu que a União Europeia (UE) se posicione unida contra as "provocações" da Rússia, mas disse que o bloco deve buscar negociações diretas com o presidente russo, Vladimir Putin.
Neste último Conselho Europeu com a participação de Merkel, os líderes do bloco devem discutir a questão migratória e a distribuição dos refugiados entre os países da UE, a polêmica lei húngara que discrimina a comunidade LGBT+, Rússia e Turquia. Outro destaque da agenda será o controle das variantes do novo coronavírus na Europa.