Casa Branca mantém orientação do uso da máscara no complexo
A norma permanece apesar do CDC orientar uso não obrigatório para adultos vacinados em locais abertos
Patrícia Vasconcellos
Washington DC -- Na 6ª feira (30.abr) ensolarada, a primeira dama Jill Biden usava um vestido florido e máscara. Ela saiu da Casa Branca por alguns minutos na parte da manhã para plantar, no jardim, uma árvore. Seria um figurino comum não fosse a nova orientação do CDC, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. No começo desta semana, o CDC definiu novas orientações para o uso da máscara no país. No caso de adultos totalmente vacinados, a utilização da proteção deixa de ser obrigatória em locais totalmente abertos e sem multidões. Em shows, eventos esportivos ou parques lotados o uso segue sendo recomendado. No caso da primeira dama (já totalmente vacinada), a utilização poderia ser não obrigatória mas Jill Biden optou por manter o rosto coberto. É o mesmo caso do presidente americano que segue usando a máscara em locais abertos e a retira quando vai discursar.
Biden e a primeira-dama deixaram a Casa Branca no começo da tarde em direção à Filadélfia. Os dois saíram com rostos protegidos. "Vamos ser claros: se você está em um jogo ou em meio à multidão, você precisa usar a máscara, Mas se já foi totalmente vacinado, ao lado de pessoas totalmente vacinadas e está em um piquenique, você pode não usar a máscara", disse Biden no começo da semana.
O democrata estipulou como meta vacinar toda a população adulta dos Estados Unidos até 4 de julho, data da independência do país. Até lá, a preocupação da Casa Branca é que o relaxamento nas normas de proteção e o calor do verão, prestes a chegar, façam o contágio voltar a subir no país apesar da campanha de vacinação ter atingido números maiores que os projetados no fim de janeiro. Segundo a Casa Branca, 100 milhões de adultos americanos já estão imunizados.
Na área externa da sede do Poder Executivo americano, o que se vê são funcionários protegidos. O fuzileiro naval que fica à frente da porta que dá acesso ao Salão Oval usa máscara negra, assim como todos os homens e mulheres do Serviço Secreto e funcionários do setor administrativo. Uma mudança em relação à administração passada que não exigia o uso de máscara em locais abertos. Na administração Biden, o uso da proteção só não é obrigatório na Casa Branca para o momento em que repórteres correspondentes de TV estão ao vivo em ambiente aberto. Para entrar no complexo da Casa Branca também é obrigatória a realização diária de um teste para detecção de covid-19.