UE anuncia envio de 2,5 bilhões de euros para reconstrução da Ucrânia
Valor será destinado para reparos urgentes e recuperação rápida do país
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou, nesta 3ª feira (22.nov), o envio de um novo pacote monetário à Ucrânia, no valor de 2,5 bilhões de euros. Segundo a diplomata, o recurso será destinado para reparos urgentes e recuperação rápida no país, como infraestruturas elétricas e imóveis residenciais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A Comissão Europeia está a desembolsar mais 2,5 bilhões de euros para a Ucrânia. Estamos planejando enviar 18 bilhões de euros em 2023, com financiamento desembolsado regularmente. Continuaremos apoiando a Ucrânia enquanto for preciso", disse von der Leyen.
O anúncio acontece cerca de duas semanas após o bloco europeu anunciar o envio de ajuda financeira mensal ao governo ucraniano, no valor de 1,5 bilhão de euros por mês. A iniciativa prevê o pagamento de salários para manter os serviços públicos essenciais funcionando, como hospitais, escolas e habitações para pessoas realocadas.
De acordo com a Comissão, os recursos serão fornecidos por meio de empréstimos altamente concessionais, a serem reembolsados no prazo máximo de 35 anos, a partir de 2033. Para auxiliar o país no pagamento, o bloco propõe cobrir os custos das taxas de juro da Ucrânia.
+ Apagões de energia na Ucrânia devem durar até março de 2023
"O pacote se juntará a todo o apoio existente da UE - acolhimento de mais de 4 milhões de refugiados, ajuda humanitária, proteção civil, facilitação do comércio e assistência militar. Garantiremos que a Ucrânia saia desta guerra como um país próspero, no caminho da integração europeia", afirmou von der Leyen.