Publicidade
Jornalismo

Governo deve editar MP para transferir Coaf para o Banco Central

A princípio, o Conselho já havia sido retirado do Ministério da Justiça e passado para a pasta da Economia. Em nota, o BC confirmou a transferência

Imagem da noticia Governo deve editar MP para transferir Coaf para o Banco Central
Governo deve editar MP para transferir Coaf para o Banco Central
• Atualizado em
Publicidade

O Governo deve publicar nesta terça-feira (20), no Diário Oficial da União, a medida provisória que transfere o Coaf, Conselho de Controle de Atividades Financeiras, do Ministério da Economia para o Banco Central.

Em nota, divulgada na noite desta segunda-feira (19), o Banco Central informou que o presidente Jair Bolsonaro já editou a medida para a transferência do Conselho - que, segundo o comunicado, agora, passará a se chamar Unidade de Inteligência Financeira e terá "autonomia técnica e operacional".

Quem tem demonstrado descontentamento com a decisão de Bolsonaro é o ministro da Justiça, Sérgio Moro - a quem, a princípio, o Coaf era submetido. Por isso, logo pela manhã, nesta segunda-feira, Moro se reuniu com o presidente da República, no Palácio da Alvorada.

Com a mudança, o atual chefe da instituição, Roberto Leonel, que foi escolhido pelo ministro da Justiça, no começo do Governo, será substituído. O nome do novo responsável ainda não foi divulgado, porém, a troca indica um desgaste de Moro dentro da administração de Bolsonaro.

Recentemente, o Coaf foi responsável por identificar movimentações atípicas em contas de funcionários da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, a Alerj, inclusive no gabinete do filho do presidente, Flávio Bolsonaro. 

Jair Bolsonaro, por sua vez, justifica a medida como uma forma de "evitar interferências políticas" no Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade