Governo Federal instala antenas para prover internet na terra Yanomami
Equipamentos possuem Wi-Fi embarcado e possibilitam conexão com taxa de download de 20 Mbps
Guilherme Resck
O Governo Federal começou a instalar antenas móveis de conexão banda larga via satélite no Território Indígena Yanomami, em Roraima. O objetivo, de acordo com o Ministério das Comunicações, é "apoiar o atendimento médico à população e fortalecer as ações de enfrentamento à situação de emergência em saúde pública que afetou a região".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Serão instalados 17 equipamentos. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, acompanhou, nesta 5ª feira (9.fev), a instalação de parte deles. "Estamos aqui hoje para fazer a ligação de um serviço de conectividade através do programa Wi-Fi Brasil. Já temos outros vários equipamentos aqui em Boa Vista que serão distribuídos aos demais polos-base, levando conectividade, comunicação para essas áreas para que dê suporte a todas as equipes humanitárias da Força Nacional de Saúde", pontuou.
O governo explica que equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) que estão na Terra Indígena Yanomami receberam treinamento para utilizar as antenas móveis. "No total, nove pessoas foram capacitadas e serão multiplicadoras de informação dentro dos polos de atendimento", complementa, em comunicado.
Os equipamentos possibilitam conexão com taxa de transmissão de download de 20 Mbps e de upload de 2 Mbps. Eles têm bateria para uso se faltar energia, aguentando 8 horas. Contam ainda com Wi-Fi embarcado. Tanto celulares como computadores podem se conectar para ter acesso à internet.
Conforme o Ministério das Comunicações, o envio dos 17 equipamentos está sendo feito em caráter emergencial, mas está sendo estudado conectar os locais de forma permanente ainda em 2023.
Veja também: