Fachin diz que resultado das eleições é "inegociável"
Presidente do TSE também afirmou que Brasil tem eleições "limpas, seguras e auditáveis"
SBT News
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, saiu em defesa do futuro resultado das eleições. O magistrado classificou como "inegociável" o resultado do pleito, e disse que o país tem "eleições limpas, seguras e auditáveis".
"O acatamento do resultado do exercício da soberania popular é expressão inegociável da democracia pelo respeito ao sufrágio universal e ao voto secreto", declarou Fachin nesta 6ª feira (27.mai).
O ministro também disse que a justiça eleitoral está voltada para a paz, e, para isso, defenderá o diálogo e atuará contra a desinformação. Fachin ainda afirmou que a obediência às normas eleitorais e constituição são "ações imprescindíveis".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A declaração vem um dia após o presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusar a responder se aceitaria ou não o resultado das próximas eleições. As perguntas foram feitas por jornalistas.
Também nesta 6ª feira (27.mai), foi divulgada pesquisa Datafolha que apresenta alta confiança da população sobre as urnas eletrônicas: 73% dos consultados disseram confiar no voto eletrônico. Desses, 42% afirmam confiar muito no voto, enquanto 31% dizem confiar "um pouco".
O número é inferior ao último levantamento do instituto. Em março, 82% afirmaram confiar nas urnas eletrônicas. A pesquisa mais recente ouviu, de forma presencial, 2.556 pessoas de 181 cidades do país, na 4ª feira (25.mai) e 5ª feira (26.mai). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-05166/2022.