Pivotando: "As pessoas não fracassam, elas desistem", defende José Carlos Monteiro
O advogado tributarista e CEO do Grupo Studio conversou com João Kepler no 46º episódio do videocast do SBT News; assista!
"Enquanto a gente não tem preguiça de pensar, a gente não pode ter vergonha de mudar", afirmou o fundador e CEO do Grupo Studio, José Carlos Braga Monteiro, em conversa com João Kepler no 46º episódio do Pivotando. "É estar pivotando a toda hora, com a responsabilidade de quem pensa, de quem responde pelas suas decisões, de quem arca com as consequências", acrescentou.
Ao longo do bate-papo, o advogado tributarista e empresário relembrou sua trajetória profissional e o processo de criação e expansão do Grupo Studio, que possui mais de 20 anos de atuação na área tributária, corporativa e contábil. "O que a gente começou a perceber foi que o cliente, para ele buscar o que era de direito na esfera judicial, por mais que já tivessem decisões favoráveis até em Brasília, ele tinha receio de aquilo criar uma animosidade. A gente começou a perceber que se ele não mexe nem naquilo que está decidido em Brasília, imagina naquilo que dá trabalho para o contador", observou o convidado.
Monteiro comentou ainda sobre o cenário fiscal no Brasil e os impactos da Reforma Tributária na vida do empreendedor. Para o advogado, além da alta carga tributária, a complexidade e a rigidez da legislação fiscal vigente são grandes obstáculos para as empresas, principalmente, àquelas de pequeno e médio porte.
José Carlos Braga Monteiro: "A legislação brasileira é complexa, não é nenhuma novidade isso. Mas, ela é tão complexa que, até no momento em que ela gera benefícios para as empresas, ela é difícil".
"A contribuição tributária, o quanto representa o ônus fiscal no Brasil, é muito alta", destacou o advogado. "A partir do momento que a gente tem uma ação coativa, um posicionamento, por parte do fisco, que amedronta o empresário - que muitas vezes ele tira o empresário para malandro. Vem mudando, mas a cultura no Brasil trata o empresário como se ele estivesse ganhando o que não é devido, então, o fisco sempre foi muito forte, muito agressivo com os empresários. E a partir disso, o empresário começa a não querer olhar para algo que possa sair caro se ele mexer".
Durante a conversa, além de conselhos ligados à gestão fiscal de empresas, o empresário deixou algumas inspirações e dicas sobre carreira e negócios. "Se a gente estiver realmente determinado, tiver um propósito bem estabelecido e assumir a responsabilidade por tudo aquilo que a gente busca e faz - a autorresponsabilidade, ao invés de sair achando culpados -, acho que o caminho fica muito mais curto, e a jornada fica muito mais feliz", concluiu o convidado.
José Carlos Braga Monteiro: "As pessoas, muitas vezes, se colocam como vítimas das circunstâncias, e eu tenho muito claro que as pessoas não fracassam, elas desistem".
Assista ao bate-papo completo com o advogado tributarista, empresário e CEO do Grupo Studio, José Carlos Braga Monteiro, no 46º episódio do Pivotando:
O videocast Pivotando, com apresentação de João Kepler, vai ao ar toda 4ª feira, às 10h, no canal do SBT News no Youtube, no SBT Vídeos e nas plataformas de áudio.