Publicidade
Economia

Nvidia: o "hype" de trilhões

Empresa começou focada em gráficos para jogos, mas se adaptou às necessidades da IA e aprendizado de máquina

Imagem da noticia Nvidia: o "hype" de trilhões
É fato que existe uma demanda histórica por Inteligência Artificial
• Atualizado em
Publicidade

Pode não parecer, mas a IA está nas nossas vidas há muito tempo. Para ser preciso, desde 1956. Mas, com a fama alcançada pelo ChatGPT, ela se democratizou e se popularizou em pouquíssimo tempo. Com apenas dois meses de funcionamento, o ChatGPT já tinha conquistado 100 milhões de usuários, tornando-se o app de crescimento mais rápido na história.

Como tantas novidades recentes, entre elas NFT, metaverso, criptomoedas, etc., o surgimento de novas tecnologias aumenta as especulações e as previsões sobre o futuro. Eu sempre prefiro a cautela de um aprendiz do que as certezas dos gurus de plantão.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News 

E é com essa cautela que trago outro acontecimento surpreendente. A Nvidia, originalmente conhecida por suas GPUs (Unidades de Processamento Gráfico) para jogos, impressionou o mundo ao atingir um valor de mercado de US$ 1 trilhão, crescendo a um ritmo sem precedentes e entrando para o seleto grupo de empresas com esse valor de mercado, como Apple, Amazon, Alphabet e Microsoft. O fundador, Jensen Huang, subiu nada menos do que 8 posições no ranking de bilionários da Forbes com o aumento de capitalização de sua companhia.

A Nvidia começou como uma empresa focada em gráficos para jogos, mas adaptou suas ofertas para atender às necessidades da IA e aprendizado de máquina. Essa mudança estratégica permitiu à empresa liderar em um campo emergente e em rápida evolução. Ela não apenas se adaptou ao mercado de IA, mas também continuou a inovar. Por exemplo: desenvolveu chips específicos para IA, como o Tensor Core, e plataformas, como a CUDA, que permitem que os desenvolvedores programem as GPUs de maneira mais eficiente para IA. Esses chips são usados para alimentar o ChatGPT e muitos serviços semelhantes.

+ Contra fatos não há argumentos

É o famoso navegar com maestria no hype de milhões - ou trilhões, nesse caso. É fato que existe uma demanda histórica por Inteligência Artificial que precisamos acompanhar atentos, estudando, ouvindo, testando. O crescimento da Nvidia reforça a importância da IA, destacando o valor de adaptação às tecnologias futuras, o investimento em pesquisa e desenvolvimento, o reconhecimento da IA como um catalisador de crescimento e uma tecnologia com aplicações em uma variedade de indústrias. Muito provavelmente, a que você trabalha também. E isso pode ser ótimo, acredite. É apenas uma questão de aprendermos rápido, errarmos rápido e consertarmos rápido.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade