Atividade do Comércio tem queda de 2,5% na semana da Páscoa
Levantamento da Serasa Experian aponta que compras de última hora elevaram os índices no final de semana

Guto Abranches
Vendas do comércio na semana da Páscoa (entre 3 e 9 de abril) caíram 2,5%, segundo o Serasa Experian. Em comparação com período equivalente do ano passado, o índice foi significativamente inferior, já que em 2022 a atividade comercial tinha avançado 8,9%, Veja retrospecto histórico do indicador no gráfico abaixo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian divulgado nesta 2ª feira (10.abr), aponta, no entanto, que no final de semana do feriado de Páscoa houve evolução positiva de 2,1%. "Isso pode indicar que grande parte da população acabou realizando suas compras em cima da hora, ou até preferiu sair para almoçar, por exemplo, ao invés de apenas presentear com os chocolates", comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Na análise da entidade especializada, é importante observar que após a queda recorde registrada no início da pandemia, o índice tinha mostrado sinais de melhora, apesar de não conseguir se recuperar inteiramente do tombo em 2020. "De qualquer modo, com a queda em 2023, podemos ver que o consumidor ainda vive em um cenário financeiro instável, com fortes níveis de negativação, juros altos e uma inflação que persiste mesmo assim. O consumo não tem ganhado muito incentivo, mas os brasileiros mostram que as datas comemorativas não passam em branco quando olhamos para os dados positivos do final de semana", completa Rabi.
Páscoa paulista
Fechado o foco sobre a cidade de São Paulo, a semana da Páscoa também marcou redução de vendas: = 2,2%. Nesse mesmo recorte, mas apenas durante o final de semana (7 a 9 de abril), as vendas do comércio físico marcaram alta de 1,5%.
Leia também