Facily é a empresa com mais reclamações no Procon-SP
Ao longo de 2022, a empresa recebeu 25.939 queixas dos consumidores paulistas: 30% foram solucionadas
A plataforma Facily, de compras pela internet, foi a campeã de reclamações dos consumidores junto ao Procon-SP no ano passado. Foram 25.939 reclamações -- das quais 8.070 foram atendidas e 17.869 não. Os dados fazem parte do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, do Procon-SP.
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Do total de reclamações contra a empresa, aproximadamente 30% foram solucionadas. O desempenho, que coloca a empresa como líder no ranking de queixas dos consumidores, contrasta fortemente com o do ano de 2021: a Facily figurava apenas em 17º lugar entre as mais reclamadas no Procon-SP.
Em segundo lugar, com 6.788 reclamações, aparece a Eletropaulo/Enel (que era líder no ranking de 2020 e 2021). Ela solucionou 15% queixas registradas (1.043 ocorrências).
O terceiro lugar é do grupo Mercado Livre - que inclui o Mercado Pago. Foram 4.581 reclamações, com 1.597 atendidas. Em quarto lugar, Claro, que inclui as operadoras Claro, Net, Embratel e Nextel, com 4.433 casos e 2.152 solucões.
A quinta posição foi ocupada pela Vivo/Telefônica com 3.690 reclamações e 1.980 atendidas.
Indústria, comércio e finanças
A primeira posição ocupada por uma indústria no ranking do Procon-SP é da Samsung, no sexto lugar: foram 3.292 queixas, com 70% de questões resolvidas (2.867). É a primeira vez em que ela figura entre as dez com maior número de reclamações. Via/Casas Bahia/Ponto Frio/Extra.com.br ocupam a sétima posição. O Bradesco vem em seguida, na oitava posição, com solução para 30% dos problemas. Veja abaixo a lista das 50 mais reclamadas no instituto.
A falência da Itapemirim a deixou com a décima posição nesse ranking, com mais de 2 mil reclamações não atendidas. Já a Decolar, que foi vice-campeã no ranking anterior, aparece agora em 14º lugar. A Universidade Anhembi/Morumbi é a instituição de ensino mais mal posicionada no ranking (17° lugar) resolve 15% das reclamações.
Universo em pesquisa
Em 2022, o Procon-SP realizou mais de 740 mil atendimentos aos consumidores paulistas por meio do seu canal online e dos postos presenciais. Deste universo, 177.882 tornaram-se Reclamações Fundamentadas, envolvendo um total de 16.745 fornecedores. A divulgação do Cadastro de Reclamações é um dispositivo previsto no Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
*O SBT News procurou a empresa Facily mas não obteve retorno aos contatos.
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