Publicidade

Facily é a empresa com mais reclamações no Procon-SP

Ao longo de 2022, a empresa recebeu 25.939 queixas dos consumidores paulistas: 30% foram solucionadas

Facily é a empresa com mais reclamações no Procon-SP
Defesa do Consumidor
Publicidade

A plataforma Facily, de compras pela internet, foi a campeã de reclamações dos consumidores junto ao Procon-SP no ano passado. Foram 25.939 reclamações -- das quais 8.070 foram atendidas e 17.869 não. Os dados fazem parte do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, do Procon-SP. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News 

Do total de reclamações contra a empresa, aproximadamente 30% foram solucionadas. O desempenho, que coloca a empresa como líder no ranking de queixas dos consumidores, contrasta fortemente com o do ano de 2021: a Facily figurava apenas em 17º lugar entre as mais reclamadas no Procon-SP.

Em segundo lugar, com 6.788 reclamações, aparece a Eletropaulo/Enel (que era líder no ranking de 2020 e 2021). Ela solucionou 15% queixas registradas (1.043 ocorrências). 

O terceiro lugar é do grupo Mercado Livre - que inclui o Mercado Pago. Foram 4.581 reclamações, com 1.597 atendidas. Em quarto lugar, Claro, que inclui as operadoras Claro, Net, Embratel e Nextel, com 4.433 casos e 2.152 solucões. 

A quinta posição foi ocupada pela Vivo/Telefônica com 3.690 reclamações e 1.980 atendidas. 

Indústria, comércio e finanças

A primeira posição ocupada por uma indústria no ranking do Procon-SP é da Samsung, no sexto lugar: foram 3.292 queixas, com 70% de questões resolvidas (2.867). É a primeira vez em que ela figura entre as dez com maior número de reclamações. Via/Casas Bahia/Ponto Frio/Extra.com.br ocupam a sétima posição. O Bradesco vem em seguida, na oitava posição, com solução para 30% dos problemas. Veja abaixo a lista das 50 mais reclamadas no instituto. 

A falência da Itapemirim a deixou com a décima posição nesse ranking, com mais de 2 mil reclamações não atendidas. Já a Decolar, que foi vice-campeã no ranking anterior, aparece agora em 14º lugar. A Universidade Anhembi/Morumbi é a instituição de ensino mais mal posicionada no ranking (17° lugar) resolve 15% das reclamações. 

Universo em pesquisa

Em 2022, o Procon-SP realizou mais de 740 mil atendimentos aos consumidores paulistas por meio do seu canal online e dos postos presenciais. Deste universo, 177.882 tornaram-se Reclamações Fundamentadas, envolvendo um total de 16.745 fornecedores. A divulgação do Cadastro de Reclamações é um dispositivo previsto no Código de Proteção e Defesa do Consumidor. 

*O SBT News procurou a empresa Facily mas não obteve retorno aos contatos.

Leia também

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

portalnews
sbtnews
economia
defesa do consumidor
procon
guto abranches

Últimas notícias

Justiça de SP condena por estelionato aluna da USP que desviou R$ 1 milhão de colegas

Justiça de SP condena por estelionato aluna da USP que desviou R$ 1 milhão de colegas

Pena foi fixada em cinco anos de prisão, mas ela ainda pode recorrer; relembre o caso
Lula convoca reunião com Haddad para tratar do dólar: "não é normal"

Lula convoca reunião com Haddad para tratar do dólar: "não é normal"

Ministro da Fazenda nega que o governo pense em intervir na moeda norte-americana; valor está em R$ 5,70
Senado aprova prazo maior para pagamento de empréstimos rurais em cidades afetadas por enchentes

Senado aprova prazo maior para pagamento de empréstimos rurais em cidades afetadas por enchentes

Projeto de Lei de autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) deve seguir agora para a Câmara dos Deputados
Polícia Federal resgata 22 pessoas de exploração sexual em operação em SP

Polícia Federal resgata 22 pessoas de exploração sexual em operação em SP

Ação contou com apoio do Ministério dos Povos Indígenas, que identificou e encaminhou à PF informações sobre uma rede de aliciamento
Homem é encontrado morto dentro de caixa d' água em Duque de Caxias (RJ)

Homem é encontrado morto dentro de caixa d' água em Duque de Caxias (RJ)

Amigo da vítima é o principal suspeito do crime; vítima estava desaparecida desde o dia 27 de junho
Mulher é suspeita de arremessar bomba em casa no Rio; homem fica ferido

Mulher é suspeita de arremessar bomba em casa no Rio; homem fica ferido

Policiais da delegacia de Santa Cruz, na zona norte da cidade, investigam o caso
Camareira de motel morre após ser atropelada por idoso em São Gonçalo (RJ)

Camareira de motel morre após ser atropelada por idoso em São Gonçalo (RJ)

Caso aconteceu na última sexta-feira (28); Soraia Mendonça Castanheiro morreu no Hospital Estadual Alberto Torres, nessa segunda (1º)
Furacão Beryl atinge o Caribe com "ventos potencialmente fatais"; seis mortes foram confirmadas

Furacão Beryl atinge o Caribe com "ventos potencialmente fatais"; seis mortes foram confirmadas

Classificado na categoria 5, a mais alta na escala que mede intensidade do fenômeno, deve alcançar a Jamaica nos próximos dias
"Ter opinião é diferente de querer eliminar pessoas", diz Silvio Almeida sobre discursos de ódio

"Ter opinião é diferente de querer eliminar pessoas", diz Silvio Almeida sobre discursos de ódio

Em entrevista ao Perspectivas, ministro falou sobre ações da pasta dos Direitos Humanos e da Cidadania para combater discursos fascistas
Balanço revela 1,2 mil pessoas presas e 18 toneladas de drogas apreendidas em operação

Balanço revela 1,2 mil pessoas presas e 18 toneladas de drogas apreendidas em operação

Trata-se da Narke 2, realizada entre os dias 24 e 28 de julho em todos os estados e DF
Publicidade
Publicidade