Vendas na semana do Natal caem 10,3% e têm pior marca desde 2003
Serasa explica que a queda pode ter relação com a nova onda do novo coronavírus e com a Black Friday
![Vendas na semana do Natal caem 10,3% e têm pior marca desde 2003](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2FPessoas_observam_uma_vitrine_de_vidro_com_computadores_712efdae37.jpg&w=1920&q=90)
Publicidade
O Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian revelou que as vendas no comércio físico brasileiro entre os dias 18 e 24 de dezembro de 2020 foram 10,3% menores em relação ao mesmo período de 2019.
Já no final de semana anterior à data - entre os dias 18 e 20 -, o consumo caiu 5,6% em comparação aos dias 20, 21 e 22 de dezembro de 2019. Números representam menor desempenho desde 2003, quando o índice começou a ser acompanhado.
A Serasa explicou que o recuo se deu em razão de dois fatores: a segunda onda de infecções pelo novo coronavírus e a antecipação das compras de Natal no período conhecido como Black Friday, que registrou alta de 6,1%.
Em São Paulo, cidade mais populosa do país, a contração foi menor que a média nacional: 7,8% na semana natalina e 1% no final de semana anterior.
Já no final de semana anterior à data - entre os dias 18 e 20 -, o consumo caiu 5,6% em comparação aos dias 20, 21 e 22 de dezembro de 2019. Números representam menor desempenho desde 2003, quando o índice começou a ser acompanhado.
A Serasa explicou que o recuo se deu em razão de dois fatores: a segunda onda de infecções pelo novo coronavírus e a antecipação das compras de Natal no período conhecido como Black Friday, que registrou alta de 6,1%.
Em São Paulo, cidade mais populosa do país, a contração foi menor que a média nacional: 7,8% na semana natalina e 1% no final de semana anterior.
Publicidade