Poupança para alunos do ensino médio pode começar em 2024, diz Tabata Amaral
Autora diz que projeto será votado no Senado na 3ª feira; objetivo é reduzir a evasão escolar
Fernando Jordão
Autora de um projeto de lei que cria uma poupança para alunos do ensino médio, aprovado nesta semana na Câmara, a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) afirma que o texto será analisado pelo Senado na próxima 3ª feira (19.dez) e que o valor deve começar a ser pago aos estudantes já em 2024.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"A gente traz um recurso mensal, um dinheiro que o jovem vai poder sacar mensalmente para poder custear seu transporte, um lanche, um livro e, o mais importante, e é isso que é inovação:a cada ano que ele conclui do ensino médio, um recurso vai ser depositado numa poupança no nome dele, que ele pode inclusive investir em títulos do Tesouro, porque rende mais. E aí para cada ano que ele termina, mais dinheiro vai sendo depositado. Ele só pode sacar essa poupança se ele concluir o ensino médio", explicou a deputada em entrevista ao programa Poder Expresso, do SBT News.
Ainda segundo Tabata, a matéria -- que já teria apoio dos senadores e do Executivo para ser aprovada e sancionada -- tem como objetivo reduzir a evasão escolar: "A gente está falando sobre segurar o jovem na escola, que ele possa escolher o seu futuro, que ele seja incentivado a isso. E aí a gente fez os estudos e, para cada R$ 1 que a gente coloca nessa poupança, são R$ 100 de retorno para a sociedade".
Assista à íntegra da entrevista (a partir de 54min21seg):