Crédito de R$ 200 milhões para ajudar a Bahia é insuficiente, diz Lira
Após reunião com a bancada, presidente da Câmara disse que é preciso desburocratizar envio de recursos
Gabriela Vinhal
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta 3ª feira (28.dez) que a Medida Provisória (MP) assinada pelo governo federal que abre crédito de R$ 200 milhões para ajudar na reconstrução dos municípios da Bahia atingidos pelas fortes chuvas é "insuficiente". Segundo ele, a Casa vai estudar mudanças na legislação para desburocratizar o envio de recursos para esses tipos de situação.
"Após essas ações emergências de salvar vidas, que cabem ao Poder Executivo, vem o momento de levantar os estragos e prejuízos e auxiliar a população na reconstrução e a Câmara discutirá mudanças legislativas para agilizar isso", disse Lira, após reunir-se com deputados da bancada da Bahia.
No encontro, o presidente da Câmara e os parlamentares discutiram soluções para acelerar o repasse de verba para os municípios destruídos pelas enchentes. Eles pedem, principalmente, a desburocratização no envio desse dinheiro às regiões afetadas. "O pleito da bancada da Bahia é que isso [envio de verbas federais] seja desburocratizado, para que chegue o mais rápido possível", completou.
Apesar do presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) ser criticado nas redes sociais por não ter ido à Bahia prestar solidariedade à população, Lira disse que "não há relatos de falta de assistência nesse primeiro momento, que é salvar vidas". "Deveremos ter outras ações do governo federal, que já se coloca à disposição nas conversas", pontuou o deputado, que é aliado do Palácio do Planalto.