Senadores pedem que Arthur Weintraub seja convocado à CPI da covid-19
O ex-assessor especial da Presidência da República é irmão do ex-ministro Abraham Weintraub
SBT News
Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Humberto Costa (PT-PE) pediram neste domingo (23.mai) ao presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, Omar Aziz (PSD-AM), para que o ex-assessor especial da Presidência da República Arthur Weintraub seja convocado para depor na investigação.
+ Bolsonaro faz passeio de moto com apoiadores no Rio de Janeiro; assista
O objetivo, conforme escreveram os parlamentares no Twitter, é esclarecer qual função Weintraub desempenhava em um suposto "assessoramento paralelo" que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebia para conduzir a pandemia no país. "As orientações deste grupo foram contrárias ao consenso técnico global e causaram prováveis prejuízos à saúde pública", completou Vieira.
Arthur é irmão de Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação que deixou o cargo em 18 de junho de 2020. O senador Humberto Costa disse ainda que deseja pedir a convocação também da médica Luana Araújo. Ela pediu demissão do cargo de secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde, nove dias após ser nomeada.
Veja os tweets e o requerimento de Alessandro Vieira na íntegra:
Pedi a convocação do ex-assessor da Presidência Arthur Weintraub, para esclarecer a sua atuação na estrutura extraoficial de assessoramento no combate à pandemia. As orientações deste grupo foram contrárias ao consenso técnico global e causaram prováveis prejuízos à saúde pública
? Senador Alessandro Vieira (@Sen_Alessandro) May 23, 2021
Quero convocar, também, Luana Araújo, da chamada Secretaria de Enfrentamento à Covid 19, do MS, que deixou o cargo 10 dias depois de anunciada.
? Humberto Costa (@senadorhumberto) May 23, 2021
Requerimento by Guilherme Delinardi Resck on Scribd