Publicidade
Brasil

Técnica de enfermagem é condenada por tentar matar 11 recém-nascidos no RS

Casos ocorreram em novembro de 2009; júri popular a condenou a 51 anos e 8 meses de prisão

Imagem da noticia Técnica de enfermagem é condenada por tentar matar 11 recém-nascidos no RS
O promotor Rafael Gonçalves disse que a conduta da mulher era "gravíssima". | Divulgação/MPRS
Publicidade

O júri popular considerou culpada por tentar matar 11 recém-nascidos uma técnica de enfermagem que trabalhava num hospital de Canoas, no Rio Grande do Sul.

Vanessa Pedroso Cordeiro, de 40 anos, foi condenada a 51 anos e 8 meses de prisão. Ela foi considerada culpada por nove tentativas de homicídio. Em um dos casos ela foi absolvida e outro crime se tornou lesão corporal.

+ Nego Di e mulher são alvos de operação por suspeita de lavagem de R$ 2 mi em rifas virtuais

O Ministério Público acusou a ré de ter dado às crianças medicamentos controlados, entre eles morfina, sem ordem médica, assumindo o risco de matá-las. Os bebês apresentaram problemas respiratórios, convulsões e foram internados na UTI neonatal. Os crimes aconteceram em 2009.

"As condutas da acusada foram gravíssimas, causando a internação em UTI de pelo menos 10 recém-nascidos saudáveis e com poucas horas de vida, com quadros gravíssimos, com paradas respiratórias, convulsões e até coma, causando pânico no ambiente hospitalar e todo o envolvimento de órgãos de saúde municipais e estaduais, bem como Polícia Civil, até que se descobrisse a causa. Tudo indica que, se não fosse sua prisão em flagrante, os casos seguiriam ocorrendo", ressalta o promotor Rafael Russomanno Gonçalves, que atuou em plenário.

+ Produtor do Mc Livinho é assassinado após discussão em São Paulo

A ré disse que sabia o que estava fazendo, mas não conseguia parar de cometer os atos. Ela disse que praticou os crimes por desconhecer, na época, que tem um transtorno mental. O Instituto Psiquiátrico Forense considerou a ré semiimputável, ou seja, ela teria parcial compreensão da conduta ilícita.

O cumprimento inicial da pena é em regime fechado, mas ela poderá recorrer da decisão em liberdade.

Publicidade

Assuntos relacionados

Crime
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade