Ranking das cidades mais promissoras do mundo elege seis capitais brasileiras
Levantamento levou em consideração transformações sociais, geopolíticas e tecnológicas nas cidades
Camila Stucaluc
Seis cidades brasileiras ocuparam o ranking de mais promissoras do mundo em 2023. O levantamento, realizado anualmente pela consultoria global Kearney, mede o desempenho e o potencial das cidades para atrair e reter investimentos. No ano, o ranking contou com São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a Kearney, a pesquisa se concentrou nas transformações sociais, geopolíticas e tecnológicas que desafiam a hierarquia tradicional das cidades globais. O balanço explorou ainda os desenvolvimentos que influenciam as trajetórias dos locais, dando visibilidade, por exemplo, ao trabalho remoto e ao uso de tecnologias, como a Inteligência Artificial.
No ranking, São Paulo ocupa a primeira posição entre as brasileiras ficando com a 46ª posição, seguida por Rio de Janeiro em 76º, Belo Horizonte em 111º, Porto Alegre em 115º, Salvador 124º e Recife fechando a lista em 131º. Todas as capitais também apareceram na divulgação de anos anteriores.
+ Budapeste encantadora: descobrindo as maravilhas da capital Húngara
No topo do ranking está São Francisco, nos Estados Unidos, seguido por Copenhagen, na Dinamarca, e Londres, na Inglaterra - que, devido ao Brexit, caiu para a terceira colocação após quatro anos consecutivos liderando a lista. Posteriormente, o balanço é composto pelas cidades de Luxemburgo, em Luxemburgo, Paris, na França, e Dublin, na Irlanda.