Publicidade
Brasil

Confrontos na Bahia somam mais de 40 mortes em setembro, Dino fala em "quadro desafiador"

Ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP) afirmou que a situação no estado "é muito difícil" e atribuiu violência ao crescimento de facções

Imagem da noticia Confrontos na Bahia somam mais de 40 mortes em setembro, Dino fala em "quadro desafiador"
policiais federais
• Atualizado em
Publicidade

Somente no mês de setembro, ao menos 46 pessoas perderam a vida em conflitos armados na Bahia, sendo 45 supostos criminosos e um policial federal, como mostrou o SBT News. Neste domingo (24.set), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, classificou a situação no estado como "um dos maiores desafios da segurança pública no Brasil".

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Nós temos conversado com o governador [Jerônimo Rodrigues], com o secretário de segurança [Marcelo Werner], para que haja um aperfeiçoamento, um aprimoramento dessas ações. É um quadro muito desafiador, muito difícil", afirmou Dino.

De acordo com o ministro, o governo federal fortaleceu a presença da Polícia Federal na Bahia para apoiar as ações. "Sobretudo, visando a pacificação. Infelizmente as organizações criminosas se fortaleceram muito nos últimos anos, aumentaram o acesso às armas em todo o Brasil, por conta de uma política errada que havia no nosso país", disse.

Histórico

No último dia 15 de setembro, teve início a Operação Fauda, que resultou na morte do policial federal Lucas Caribé e deixou dois outros agentes feridos.

Segundo a Polícia Federal, a ação tinha como objetivo cumprir mandados de prisão contra membros de uma facção criminosa, mas os policiais teriam sido emboscados por cerca de 40 criminosos no bairro Valéria, em Salvador. Ao todo, 10 pessoas perderam a vida apenas na operação.

Na última 6ª feira, (22.set), teve início a Operação Saigon, que visava capturar traficantes, cumprindo mandados de prisão e busca e apreensão. Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Salvador, a quadrilha alvo da ação seria responsável por mais de 30 homicídios no último ano. Cinco pessoas foram mortas durante os confrontos com a polícia.

No sábado (23.set), mais cinco mortes após dois confrontos com policiais militares. Desta vez, na cidade de Crisópolis, a cerca de 212 km de Salvador. 

Linha do tempo das mortes na Bahia em setembro:

  • 6 de setembro: sete homens foram mortos em uma operação policial em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. Em Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador, um homem foragido suspeito de matar dez pessoas em uma chacina foi morto em uma troca de tiros;
  • 3 a 7 de setembro: 11 suspeitos de integrar facções criminosas foram mortos em confrontos com a Polícia Militar;
  • 10 de setembro: 2 pessoas foram mortas no Engenho Velho da Federação, bairro que fica próximo ao Alto das Pombas e Calabar;
  • 15 de setembro: 4 suspeitos e um policial federal perderam a vida durante uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Federal;
  • 16 a 21 de setembro: 10 suspeitos de envolvimento na emboscada que resultou na morte do policial federal foram mortos;
  • 22 de setembro: 6 suspeitos de integrarem facções criminosas foram mortos.
  • 23 de setembro: 5 suspeitos morreram em dois confrontos com a PM na cidade de Crisópolis, a cerca de 212 km de Salvador.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade