Publicidade
Brasil

Governo vai distribuir água nas ruas de São Paulo por causa da onda de calor

Capital paulista deve registrar recordes de temperatura máxima nos próximos dias

Imagem da noticia Governo vai distribuir água nas ruas de São Paulo por causa da onda de calor
pessoa enchendo garrafa de água
• Atualizado em
Publicidade

O governo de São Paulo anunciou, nesta 4ª feira (20.set), que vai distribuir água potável em locais de grande circulação na capital paulista até o próximo domingo (24.set). A ação acontece devido à onda de calor que atinge o país e que deve bater recordes nesta semana.

Segundo o Palácio dos Bandeirantes, o objetivo é atender as pessoas em situação de rua e ao público mais vulnerável a altas temperaturas e baixa umidade do ar, como idosos e crianças. 

A distribuição de água à população será feita entre 11h e 15h, nos seguintes endereços:

4ª feira (20): Praça da Sé e Theatro Municipal
5ª feira (21): Praça da República e Largo do Arouche
6ª feira (22): Pateo do Collegio e Praça do Patriarca
Sábado (23): Rua Santa Ifigênia e Rua Líbero Badaró
Domingo (24): Largo do Café e Largo São Bento

Além de distribuir água em copos descartáveis, o governo vai disponibilizar ainda água potável em bebedouros. A população também será orientada pela Defesa Civil com recomendações para manter a hidratação constante, evitar a exposição direta ao sol nos horários mais críticos e umidificar ambientes fechados.

O Centro Gerenciamento de Emergências (CGE) da cidade de São Paulo emitiu alerta climático com previsão de máxima de 37°C, estimativa recorde para 2023. Ao mesmo tempo, a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 30% e causar prejuízos à saúde.

+ Prefeitura de São Paulo cria operação para amenizar impacto do calor em moradores

O padre Júlio Lancellotti, da pastoral do Povo da Rua, havia cobrado do poder público a garantia de água potável para as pessoas em situação de rua na 2ª feira (18.set). No dia seguinte, fez um vídeo afirmando, novamente, que era preciso garantir água para as pessoas que não tem acesso.

"Na emergência que estamos vivendo esses dias, com as temperaturas chegando a 35°, a pergunta que fazemos para todos e para o poder público: como garantir água potável para as pessoas em situação de rua?", disse ele.

No mesmo dia (19.set), a Prefeitura de São Paulo anunciou a operação Altas Temperaturas, com o objetivo de amenizar o impacto do calor nas pessoas em situação de vulnerabilidade.
 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade