Após denúncias, Petrobras cria grupo de trabalho para combater casos de assédio
No mês passado, um funcionário da empresa foi denunciado pelo MP-RJ por assediar uma auxiliar de limpeza
A Petrobras anunciou na noite de 3ª feira (3.abr) a criação de um grupo de trabalho para rever os procedimentos internos em casos de assédio e importunação sexual contra mulheres. No mês passado, Cristiano Medeiros de Souza, então funcionário da empresa, foi denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) por assediar uma auxiliar de limpeza.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a denúncia, em ao menos três ocasiões, Cristiano Souza praticou "atos libidinosos" contra a vítima, "valendo-se do fato de possuir cargo hierárquico superior". O documento relata que, em junho de 2022, no Centro de Pesquisa da Petrobras, localizado na Ilha do Fundão, Cristiano "esfregou por três vezes o pênis nas nádegas da mulher" e destaca que, durante suas tentativas de se relacionar sexualmente com a auxiliar de limpeza, o denunciado balançava o crachá e passava a constrangê-la de forma insistente, tendo por fim surpreendido a funcionária, "enquanto a mesma realizava a limpeza de uma pia, a abordando pelas costas e esfregando o pênis em suas nádegas".
Além desse caso, Cristiano foi denunciado outras duas vezes pelo mesmo crime.
Diante dos fatos, a Petrobras anunciou a revisão dos processos de proteção às denunciantes e de aplicação de punições, assim como as atribuições das áreas que são responsáveis pela apuração das denúncias. Também afirmou que serão propostas ações para conscientização e prevenção de assédio em toda a companhia.
"A nova gestão da companhia reitera que não tolera qualquer tipo de assédio e violência contra mulher. Ao longo de toda a análise, serão revistos os processos de proteção às denunciantes e de aplicação de punições, assim como as atribuições das áreas que são responsáveis pela apuração das denúncias. Também serão propostas ações para conscientização e prevenção de assédio em toda a companhia.", afirma a empresa em um trecho da nota.
Ainda de acordo com a Petrobras, o grupo será coordenado pela gerente executiva de SMS, Daniele Lomba, e se reportará diretamente à Diretoria Executiva.