Publicidade
Brasil

Amazônia brasileira perdeu 19% da mata e está perto do ponto de inflexão

Cientistas estimam que se devastação chegar entre 20% e 25%, floresta pode secar

Imagem da noticia Amazônia brasileira perdeu 19% da mata e está perto do ponto de inflexão
Amazônia
• Atualizado em
Publicidade

Em 37 anos, a Amazônia perdeu 10% de sua vegetação natural, mostra um estudo da MapBiomas. Mas as áreas desmatadas variam de tamanho em cada região da floresta que cobre seis países. Por exemplo, Suriname, Guiana e Guiana Francesa perderam 1,6%. Já o Brasil, 19%. Esse percentual está muito próximo do ponto de inflexão ou ponto sem retorno. É quando não será mais possível reverter a tendência de seca. Cientistas calculam que pode acontecer ao alcançar um nível entre 20% e 25% de devastação da mata.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O desflorestamento em si, que automaticamente mata raízes e altera o sistema subterrâneo de distribuição de água é uma causa, mas não a única. A mineração aumentou 1107% no período de 37 anos, passando de 47 mil hectares em 1985 para mais de 570 mil hectares em 2021.

Tantas práticas devastadoras interferem no microclima da região, além de contribuir com o aquecimento global e desencadear outro problema. Muitas das fontes de água estão nas geleiras dos Andes Amazônicos, na divisa com o Chile, e já perderam 46% de massa no período.

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade