Alunos têm aulas em porão de igreja nove anos após escola pegar fogo
Unidade escolar pública é a única com ensino médio no município de Capela de Santana (RS)
Lucas Abati
Alunos de uma escola estadual no Rio Grande do Sul estão em uma situação inadequada para o ensino. Após a unidade ser demolida em um incêndio, que destruiu todo o local, os estudantes da escola Almeida Ramos, em Capela de Santana, têm aulas há sete anos em porão de igreja.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A estrutura improvisada no local religioso impede a prática de esportes, por exemplo, por não ter quadra esportiva. Pátio para o intervalo é inexistente, e nem laboratório para aulas práticas. Nas salas do porão, o ar não circula corretamente e a umidade toma conta das paredes.
O contrato de aluguel do local foi renovado por cinco anos, o que indica que a solução ainda levará tempo. A escola funciona em três turnos para dar conta da capacidade mas, mesmo assim, faltam vagas para novos estudantes.
As salas de aula comportam cerca de 35 alunos cada e atualmente a unidade escolar é a única com ensino médio no município. São 500 estudantes no total.
Segundo Laércio Lancellotti, diretor da unidade, por conta do descrédito do poder público, muitas pessoas não acreditam que um novo prédio para a escola seja construído novamente.
LEIA TAMBÉM: