MP vai investigar crianças negras vestidas de escravizadas em desfile oficial
Caso em Piraí do Sul, no Paraná, causou indignação. Vídeo foi publicado nas redes sociais da prefeitura
Clarisson Kawa
O Ministério Público do Paraná vai investigar um desfile oficial da prefeitura de Piraí do Sul que mostrou crianças negras de uma escola municipal vestidas de escravizadas. A cidade publicou o evento nas redes sociais e causaram indignação. O vídeo, após a repercussão, foi apagado, mas outras pessoas gravaram a passagem dos alunos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No mesmo desfile, crianças brancas foram retratadas como os invasores portugueses, em barcos. As outras, vestidas com correntes nos pulsos e pescoços, como que "arrastadas" pela alegoria da embarcação que retratou o período nefasto da história do Brasil. O evento comemorava o bicentenário da Independência.
Foi instaurado um procedimento investigativo e sigiloso para apurar a situação. Em contato com a prefeitura, o município afirmou que as escolas municipais têm "autonomia" nas manifestações e que "em nenhum momento" a apresentação teve cunho racista e não desrespeitou a dignidade da pessoa humana. Por fim, a prefeitura repudiou qualquer ato de racismo ou outra forma de preconceito.
VEJA TAMBÉM: