Um terço de todo o desmatamento no Brasil aconteceu nos últimos 37 anos
Pampa foi o bioma que mais encolheu no país
Luciane Kohlmann
Um dado assustador mostra que um terço de todo o desmatamento da vegetação nativa do Brasil, desde o descobrimento, em 1.500, ocorreu nos últimos 37 anos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O levantamento, divulgado pela ONG Mapbiomas, mostra que, proporcionalmente à área, o pampa foi o bioma que mais encolheu no país.
Pode parecer apenas mais uma área de pasto para gado, mas essa é a vegetação típica do Rio Grande do Sul. Com mais de três mil espécies de plantas nativas, o pampa convive bem com a pecuária, como explica este pesquisador da Mapbiomas.
"Tu não precisa plantar o pasto, ele já está lá, as espécies nativas, da biodiversidade, tanto da fauna, quanto da flora, convivem com o gado e essa produção de pecuária ela é neutra em emissões de carbono", diz o pesquisador Eduardo Vélez.
Uma propriedade de Santa Maria, no centro do estado, concilia a preservação das pastagens nativas com a produção de gado. A estratégia é fazer uma rotatividade das áreas
"Nesse período onde os animais estão nessas áreas de pastagem de inverno, promovem o descanso dessas áreas de campo nativo pro rebrote que virá durante a primavera", explica o pecuarista Rodrigo Ribas.
O sinal de alerta está ligado. O pampa está sumindo para dar lugar à atividade agrícola e ao plantio de pinus e eucalipto. A área da vegetação nativa gaúcha caiu de 61,3% para 43,2% entre 1985 e 2021. Apesar de ser um bioma pequeno, restrito ao Rio Grande do Sul, proporcionalmente, foi a maior redução de área do país, com perda de 29,5%.
Os prejuízos ambientais estão de norte a sul do país. Análises de satélite mostram que um terço do desmatamento da história do Brasil ocorreu apenas nos últimos 37 anos, segundo a Mapbiomas. Além do pampa, estão na lista dos biomas mais devastados o cerrado, que perdeu quase 20,9% da cobertura vegetal, a Amazônia, com redução de o11,5%, e a Mata Atlântica, com 5,9%. Enquanto isso, a área ocupada pela agricultura cresceu 228%.
"Essas transformações, especialmente da perda de vegetação nativa, elas acabam tendo impacto em outras áreas, como por exemplo, a perda da superfície de água. O Brasil está secando, né, e essas coisas estão relacionadas", diz Tasso Azevedo, coordenador geral do Mapbiomas.
Leia também: