Clientes reclamam de instabilidade nas plataformas do Santander
Até a noite de 2ª os problemas não estavam totalmente resolvidos; banco fala em ressarcimentos
Faltava pouco para as 21h desta 2ª feira (25.jul) e os serviços bancários do Santander não estavam totalmente recuperados das dificuldades enfrentadas durante todo o dia. Muito pelo contrário. No fim do dia, aplicativos, internet banking e sistema on-line foram diretamente atingidos pela instabilidade que tinha afetado os aplicativos do banco no começo da 2ª. De acordo com clientes que se manifestaram nas redes sociais, até caixas eletrônicos e atendimento presencial nas agências físicas do banco tiveram problemas em algum momento do dia.
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A instabilidade no sistema começou logo cedo no aplicativo de uso geral do banco. Em pouco tempo, o aplicativo Way, voltado mais especificamente para investimentos financeiros, também apresentou problemas. Por volta de 12h50, o Santander informava aos clientes que os diversos canais de atendimento estavam voltando a funcionar gradualmente, isso após 8 horas fora do ar. O motivo alegado pela instituição financeira era uma "instabilidade sistêmica", sem deixar claro qual era a ocorrência.
Farinha
Àquela altura os clientes já buscavam as redes sociais para falar da impossibilidade para realizar pagamentos e até movimentar dinheiro. Houve quem reclamasse que estava buscando contato com o banco para reclamar de "cartões de crédito não solicitados" sem conseguir ser atendido. Em casos mais extremos, um cliente do banco protestava na internet por não conseguir pagar -- nem com pix -- a compra da refeição que havia pedido. " Vou comer farinha, hoje", bradava.
Uma comunicação do banco passou a constar do site da instituição. As ocorrências atingiram a clientes pessoas físicas e também empresas. Mas em lugar de uma solução, com o passar do tempo o que se viu foi, no máximo, alguma interrupção no desenrolar dos problemas, que logo ressurgiam. E mais. Por volta de 18h todas as plataformas estavam com funcionamento comprometido. A partir de então, o banco passou a avisar aos clientes que ressarciria eventuais prejuízos causados pela instabilidade.
Origem do problema
Não houve, por parte do Santander, maiores esclarecimentos quanto ao que teria causado o problema. Houve clientes que chegaram a se manifestar sobre se teria havido um ataque de hackers ao sistema do banco. Nenhuma hipótese mais específica foi apontada pelo banco. Em nota, o Santander se desculpou. "Lamentamos profundamente os transtornos aos clientes, que serão ressarcidos por eventuais cobranças motivadas pela indisponibilidade. Agradecemos a sua compreensão."