Publicidade
Brasil

Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa homenageia o Projeto Comprova

SBT News participa da iniciativa, que descobre e investiga notícias falsas compartilhadas nas redes sociais

Imagem da noticia Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa homenageia o Projeto Comprova
Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa
• Atualizado em
Publicidade

A Associação Nacional de Jornais (AJN) divulgou, nesta 2ª feira (1º.nov), a realização do Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021, que homenageia a cooperação entre os veículos de jornalismo para combater a desinformação no Brasil.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Entre as iniciativas de destaque está o Projeto Comprova que investiga e desmente conteúdos que desinformam sobre políticas públicas, processo eleitoral e pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. Mais de 30 veículos do país colaboram com o consórcio, entre eles, o SBT.

Outro projeto importante premiado é o Consórcio de Veículos de Imprensa, formado para reunir e divulgar dados confiáveis sobre a pandemia no Brasil, uma vez que o governo federal em determinados momentos alterou sem transparência a forma de divulgação das informações sobre casos e mortes. 

A premiação será entregue aos representantes do Projeto Comprova e do Consórcio de Veículos de Imprensa em 1º de dezembro. Para Marcelo Rech, presidente da ANJ, a homenagem é um reconhecimento ao jornalismo profissional como atividade em favor do bem comum:

"Ao dividirmos o prêmio entre o Comprova e o Consórcio estamos destacando para o país que as empresas jornalísticas e seus profissionais vêm cumprindo com grande eficiência a missão de trazer a público o que interessa aos cidadãos. Num momento de tanta desinformação, o jornalismo ganha relevância como antídoto contra a manipulação dos  fatos com objetivos autoritários e obscurantistas".

Confira as últimas checagens:

ENGANOSO: Comparar número de mortes por covid em 2020 e 2021 não indica ineficácia da vacinação
FALSO: É falso que órfãos da Polônia são usados em experimentos de vacina da Pfizer e Moderna
ENGANOSO: Frase de Nobel de Medicina, de 2007, é tirada de contexto para defender "tratamento precoce"

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade