Publicidade
Mundo

Ataque israelenses deixa ao menos 74 mortos e dezenas de feridos na Faixa de Gaza

Segundo autoridades locais e testemunhas, bombardeios atingiram um café e postos de distribuição de comida, deixando dezenas de feridos

Imagem da noticia Ataque israelenses deixa ao menos 74  mortos e dezenas de feridos na Faixa de Gaza
Palestinos feridos após ataques israelenses no Hospital Shifa, na Cidade de Gaza | Reprodução: AP/Jehad Alshrafi
,
• Atualizado em
Publicidade

Forças israelenses mataram pelo menos 74 pessoas em Gaza, nesta segunda-feira (30), em ataques aéreos e tiroteios por diversos pontos da região, segundo testemunhas e autoridades de saúde. Ao menos 30 pessoas foram mortas em um café à beira-mar e 23 a tiros enquanto tentavam conseguir comida.

Fontes palestinas denunciaram à Associated Press um bombardeio ao café Al-Baqa, quando o local estava lotado de mulheres e crianças. O estabelecimento era um ponto de encontro para moradores que buscavam acesso à internet e para carregar celulares, e era um dos poucos que ainda continuava funcionando durante os 20 meses de guerra.

Dezenas de pessoas ficaram feridas, muitas em estado crítico, disse Fares Awad, chefe do serviço de emergência e ambulância do Ministério da Saúde no norte de Gaza.

+Trump receberá Netanyahu na Casa Branca em meio à pressão por cessar-fogo em Gaza

Segundo o Hospital Shifa, dois outros ataques em uma rua da Cidade de Gaza mataram 15 pessoas. Um prédio perto da cidade de Zawaida também foi atingindo, deixando seis pessoas mortas, de acordo com informações do hospital Al-Aqsa. Simultaneamente, as forças israelenses mataram 11 pessoas que buscavam comida no sul de Gaza, de acordo com testemunhas, hospitais e o Ministério da Saúde de Gaza.

O Hospital Nasser, na cidade de Khan Younis, no sul do país, comunicou ter recebido os corpos de pessoas baleadas que retornavam de um local de assistência humanitária associado ao Fundo Humanitário de Gaza, apoiado por Israel e pelo governo americano. A ação fazia parte de um padrão mortal que matou mais de 500 palestinos no último mês, durante o programa de distribuição de ajuda humanitária.

+Ataques de Israel próximo a centros de ajuda deixam 38 mortos na Faixa de Gaza

Tiroteios também ocorreram a cerca de 3 quilômetros de um centro de ajuda humanitária em Khan Younis, no momento em que palestinos regressavam do local pela única rota acessível. Os frequentadores são constantemente forçados a percorrer longas distâncias para acessar os centros na esperança de obter ajuda.

O Hospital Nasser informou que pelo menos mais uma pessoa foi morta próxima a um centro de ajuda, na cidade de Rafah, no sul do país. Outra pessoa foi morta enquanto esperava para receber ajuda perto do corredor Netzarim, que separa o norte e o sul de Gaza, conforme informações do hospital Al-Awda.

Segundo o serviço de ambulância e emergência do Ministério da Saúde, outras dez pessoas foram mortas em um depósito de ajuda das Nações Unidas, no norte de Gaza.

*com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade