Homem tenta desmascarar golpista mas tem WhatsApp clonado; saiba como se prevenir
Vítima percebeu o golpe e tentou desmascarar golpista, mas perdeu acesso ao aplicativo de mensagem
Primeiro Impacto
Um homem resolveu gravar um golpe de clonagem pelo serviço de mensagens WhatsApp, mas perdeu o acesso ao aplicativo. Ele recebeu uma ligação informando sobre um sorteio de pet shop. O prêmio era um mês de banho e tosa grátis ou um Pix de R$ 3 mil.
+ Apagões em SP: Saiba quais são os direitos de quem sofre prejuízo
Para participar, ele deveria passar o número de um código que chegaria no WhatsApp. A vítima, que tinha a intenção de desmascarar o golpista, passou o código real do aplicativo e teve o mensageiro clonado.
O advogado Luiz Augusto D'Urso, especialista em crimes cibernéticos, diz que para não cair em golpes como esse é nunca compartilhar códigos recebidos em mensagens de texto ou WhatsApp, além de ativar a autenticação em duas etapas em todas as redes sociais.
Se você perceber que é um golpe, a orientação é para que se bloqueie as chamadas e não dê abertura ao golpista para nenhuma comunicação. Caso o golpe ocorra e você perca o acesso à rede social, o primeiro passo é tentar recuperar esse acesso. Se não conseguir e o criminoso se passar por você, registre um boletim de ocorrência.
Assista à reportagem do Primeiro Impacto no vídeo abaixo e confira todas as dicas: