Publicidade
Mundo

ONU emite “SOS” para ilhas do Pacífico devido ao aumento do nível do mar

Rápida elevação pode ampliar frequência de inundações, impactando 90% da população local

Imagem da noticia ONU emite “SOS” para ilhas do Pacífico devido ao aumento do nível do mar
Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres | Reprodução/Twitter antonioguterres
Publicidade

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, emitiu um alerta mundial, nesta terça-feira (27), sobre o aumento do nível do mar nas Ilhas do Pacífico. Em Tonga, o diplomata apresentou um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), que mostrou que o aumento do nível do mar está acima da média na região.

+ Clima: o que pode ocorrer se o planeta ficar 3°C mais quente?

"Estou emitindo um SOS sobre a rápida elevação dos níveis do mar. Isso está ampliando a frequência e a gravidade das tempestades e inundações costeiras. Essas inundações arruínam a pesca, danificam as plantações e contaminam a água doce. Tudo isso coloca as nações das Ilhas do Pacífico em grave perigo”, disse Guterres.

Na fala, o diplomata atribuiu o rápido aumento do nível do mar ao aquecimento global, já que as temperaturas recordes estão acelerando o derretimento das geleiras. Caso não haja corte nas emissões de gases de efeito estufa, as Ilhas do Pacífico podem registrar um aumento de 15 cm no nível do mar até 2050, ocasionando 30 dias de inundação por ano.

Tal cenário impactaria diretamente a população. Isso porque 90% dos habitantes vivem a menos de 5 km da costa e metade da infraestrutura está a 500 metros do mar.

+ Mudanças climáticas impulsionam alerta para a alteração na coloração de corais

"O aumento do mar está chegando para todos nós. Em todo o mundo, cerca de um bilhão de pessoas vivem em áreas costeiras ameaçadas pelo aumento do oceano. No entanto, embora algum aumento do nível do mar seja inevitável, sua escala, ritmo e impacto não são. Isso depende de nossas decisões", disse Guterres.

Publicidade

Assuntos relacionados

Mundo
clima
Oceano
ONU
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade