Joe Biden e Xi Jinping se reúnem nos EUA
Encontro bilateral acontece na tarde desta 4ª feira, à margem do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC)
SBT News
O presidente dos Estado Unidos, Joe Biden, se reúne na tarde desta 4ª feira (15.nov) com presidente chinês, Xi Jinping, em São Francisco. Esta é a primeira visita de Xi ao país em seis anos, e a segunda reunião bilateral entre os homólogos, que se encontraram pela última vez há um ano, em Bali, na Indonésia, à margem da cúpula do G20.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o que foi adiantado pela Casa Branca, os chefes de Estado devem abordar uma série de questões globais, como Taiwan, a Coreia do Norte, a invasão da Ucrânia pela Rússia e o conflito Israel-Hamas, além da relação econômica e comercial. O esperado encontro também tem o objetivo de estabilizar a relação bilateral dos países, que se deteriorou no último ano.
Indicações de degelo na relação dos países já começaram a surgir, com o anúncio nesta 4ª feira (15.nov) da criação de um grupo de trabalho bilateral para unir esforços no controle de emissões de gases de efeito estufa e em prol da transição energética.
O encontro acontece à margem do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), evento no qual o presidente chinês também participará, a convite de Biden. Xi Jinping fica no país até 6ª feira (17.nov).
À agência Associated Press, um alto funcionário da Casa Branca informou que uma das razões pela qual Xi decidiu fazer a viagem aos EUA foi para reafirmar aos CEOs americanos a mensagem de que a China ainda é um bom lugar para investir. Empresas estrangeiras que operam na China afirmam que as tensões com Washington sobre tecnologia, comércio e a incerteza sobre as políticas chinesas estão prejudicando o ambiente de negócios e fazendo com que algumas empresas reavaliem os seus planos de investimento no mercado do gigante asiático.