Erupção do Etna força fechamento de aeroporto na Sicília
Aeroporto de Catânia suspende voos devido à atividade do vulcão
SBT News
Nesta 2ª feira (14.ago), o aeroporto de Catânia, situado no leste da ilha italiana da Sicília, interrompeu todos os voos em virtude de uma nova erupção do vulcão Etna, conforme comunicado emitido pela empresa de gestão aeroportuária local.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Por meio de uma postagem nas redes sociais, a operadora relatou que "devido a uma erupção do Etna, todas as partidas e chegadas estão canceladas até as 13h00" (hora local). A empresa aconselhou ainda, que os passageiros entrem em contato com as respectivas companhias aéreas para obter mais informações sobre seus voos programados.
?Causa eruzione #Etna, fino alle ore 13:00 di lunedì 14 agosto i settori di spazio aereo C1 e B3 rimarranno chiusi.
? Aeroporto di Catania (@CTAairport) August 14, 2023
Tutti gli arrivi e le partenze sono dunque inibite.
Si pregano i gentili passeggeri di presentarsi in aeroporto solo dopo aver consultato la compagni aerea.
O vulcão Etna, o mais ativo da Europa, entrou em erupção nas primeiras horas de hoje, lançando uma densa nuvem de cinzas sobre a cidade de Catânia, cuja dispersão foi facilitada pelos ventos.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália confirmou a atividade, indicando que a erupção "evoluiu para uma fonte de lava" que está fluindo em direção ao sul da cratera do vulcão, a uma altitude de 2.800 metros.
COMUNICATO DI ATTIVITA' VULCANICA del 2023-08-14 06:21:17(UTC) - ETNA.
? INGVvulcani (@INGVvulcani) August 14, 2023
L'INGV-OE, comunica che l'attività di fontana di lava del Cratere di SE, nel corso della notte ha prodotto una nube vulcanica. https://t.co/pVt7VItfoN #INGV #Etna#osservatorioetneo #comunicato pic.twitter.com/j6aurZkyMz
O fechamento temporário do aeroporto coincidiu com o início do período de férias tradicionalmente observado em 15 de agosto, conhecido popularmente na Itália como "Ferragosto". A Sicília é um dos destinos prediletos tanto para os italianos como para turistas estrangeiros durante a temporada de verão.
O aeroporto, situado aproximadamente a 60 quilômetros ao sul do vulcão, já havia interrompido as operações de voo em meados de maio deste ano, também devido a uma erupção do Etna, que não resultou em feridos.
Com sua altura de 3.324 metros acima do nível do mar, o Monte Etna possui uma longa história eruptiva, que abrange mais de meio milhão de anos. Nos últimos 100 mil anos, o vulcão assumiu a característica forma cônica que lhe é reconhecida atualmente, de acordo com informações disponibilizadas pelo site do INGV.
Relatos históricos apontam para a erupção mais devastadora do Etna em 1669, que ocasionou a morte de cerca de 20 mil pessoas.
No ano de 2022, o Aeroporto Internacional Vincenzo Bellini, que atende a região leste da Sicília, recebeu cerca de 10 milhões de passageiros, sendo uma das portas de entrada para um dos destinos turísticos mais populares da Itália.
* Estagiário sob supervisão de Edney Freitas
+ Autoridades alertam para risco de intoxicação após incêndios no Havaí