Pelosi deve visitar zona de fronteira entre Coreias do Sul e do Norte
Possível ida à Panmunjom acontece dois dias após presidente do Congresso dos EUA ir à Taiwan
A polêmica viagem da presidente do Congresso dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à Ásia não deve parar em Taiwan. Segundo informações da agência France-Presse, a parlamentar deve visitar a zona de fronteira que separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul, onde desembarcou na noite de 4ª feira (3.ago).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Today, our Congressional delegation had the special privilege of greeting members of the South Korean honor guard. Their selfless service is crucial to protecting the Korean people ? and to safeguarding Democracy for generations to come. pic.twitter.com/l1xzEah6TJ
? Nancy Pelosi (@SpeakerPelosi) August 4, 2022
Caso a visita aconteça, Pelosi seria a principal autoridade norte-americana a passar pela zona desmilitarizada de Panmunjom desde 2019, quando o ex-presidente Donald Trump visitou o local. Na ocasião, o político foi recebido pelo líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un.
A visita acontece em meio à tensão entre os países, uma vez que, na última semana, o governo norte-coreano afirmou que está pronto para desenvolver e implementar armamentos nucleares no plano de defesa. A declaração foi feita após mais de 20 rodadas de testes de mísseis balísticos próximos à fronteira com a Coreia do Sul.
+ Rússia acusa EUA de 'envolvimento direto' na guerra da Ucrânia
+ China inicia exercícios militares em seis áreas no entorno de Taiwan
Em meio aos anúncios, o governo norte-americano prometeu "dar uma resposta rápida e contundente" caso o país realize testes nucleares - ação que viola a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).