Humanidade está numa "espiral de autodestruição", diz ONU
Número de desastres está projetado para chegar a 560 por ano, ou 1,5 desastres por dia, até 2030
O Relatório de Avaliação Global (GAR2022), divulgado pelo Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR), nesta 3ª feira (26.abr), revela que entre 350 e 500 desastres de média e grande escala ocorreram todos os anos ao longo das duas últimas décadas. O número de desastres está projetado para chegar a 560 por ano -- ou 1,5 desastres por dia -- até 2030. "Para mudar de rumo, são necessárias novas abordagens. Isso exigirá transformações no valor dos sistemas de governança e como o risco sistêmico é entendido e tratado. Fazer mais do mesmo não será suficiente."
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ainda segundo o GAR2022, os desastres afetam desproporcionalmente os países em desenvolvimento, que perdem uma média de 1% do PIB por ano devido a desastres, em comparação com 0,1-0,3% nos países desenvolvidos. O custo mais alto é arcado pela região da Ásia-Pacífico, que perde em média 1,6% do PIB em desastres a cada ano, enquanto os mais pobres também sofrem mais nos países em desenvolvimento.
"Os desastres podem ser evitados, mas somente se os países investirem tempo e recursos para entender e reduzir seus riscos", disse Mami Mizutori, representante especial do secretário-geral para Redução do Risco de Desastres e Chefe da UNDRR. "Ao ignorar deliberadamente o risco e não integrá-lo na tomada de decisões, o mundo está efetivamente financiando sua própria destruição. Setores críticos, do governo ao desenvolvimento e serviços financeiros, devem repensar urgentemente como percebem e abordam o risco de desastres", finalizou.
Uma área de risco crescente está em torno de eventos climáticos mais extremos como resultado das mudanças climáticas .O GAR2022 atribui esses desastres a uma percepção quebrada de risco baseada em "otimismo, subestimação e invencibilidade", o que leva a decisões políticas, financeiras e de desenvolvimento que exacerbam as vulnerabilidades existentes e colocam as pessoas em perigo.
Saiba mais: