Posse de Padilha tem vaias para Lira e aplausos para Dilma
Ministro das Relações Institucionais afirmou que presença da ex-presidente Dilma Rousseff era "reparação histórica"
Apoiadores do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vaiaram o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), durante a posse do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O evento reuniu milhares de parlamentares, membros do Judiciário, dirigentes e militantes no Palácio do Planalto, na tarde desta 2ª feira (2.jan).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Lira, no entanto, não estava presente no evento. Ele foi citado pelo ministro Padilha.
Presença de Dilma Rousseff
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi uma das personalidades políticas que esteve no evento. Na ocasião, Padilha elogiou a petista e disse que a presença dela é uma "reparação histórica". Em 2016, ela foi afastada do governo em um processo de impeachment.
"Queria agradecer muito a presença da presidenta Dilma. A sua presença aqui presidenta é uma reparação histórica das injustiças que a senhora sofreu", disse o médico. Em seguida, Dilma foi aplaudida por apoiadores.
Quem é Padilha?
Alexandre Padilha é um dos mais antigos aliados do presidente Luiz Inácio Lula Silva e, agora, assume o ministério das Relações Institucionais. A pasta tem papel fundamental na articulação política entre o governo federal e o Congresso Nacional.
Durante a transição, Padilha teve forte atuação nas negociações com os partidos para a composição da nova Esplanada, o que resultou em mais espaço para o centrão. Ao todo, a equipe de Lula tem integrantes de 9 partidos, entre eles MDB, PSD e União Brasil.