Itamaraty vai abrir postos de atendimento consular na Ucrânia e Moldávia
Mais de 100 brasileiros já saíram do território ucraniano
SBT News
O Ministério das Relações Exteriores decidiu abrir dois postos de atendimento consular, sendo um na Ucrânia e outro na Moldávia, segundo comunicado divulgado na noite desta 3ª feira (1º.mar). O objetivo da medida, diz a pasta, é "aperfeiçoar os mecanismos emergenciais de assistência aos cidadãos brasileiros que buscam deixar a Ucrânia".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Um dos postos ficará em Lviv, cidade próxima à fronteira da Ucrânia com a Polônia; de acordo com o Itamaraty, muitos brasileiros têm se dirigido para este país para deixar o território ucraniano. Já o segundo será aberto em Chinau, capital da Moldávia, para facilitar a assistência àqueles que buscam sair da nação em guerra contra a Rússia pela Romênia.
Ainda segundo o Itamaraty, esses postos de atendimento consular "complementam as medidas já em curso de apoio aos brasileiros, de confecção de documentos de viagem e de retirada, ordenada e segura, de nacionais do território ucraniano". A pasta acrescenta que problemas de segurança em Kiev, por causa da guerra, têm levado embaixadas de vários outros países a estabelecerem missões de apoio fora da capital ucraniana, principalmente em Lviv. Mais de 100 brasileiros já saíram da Ucrânia, e a embaixada do Brasil em Kiev emitiu um alerta para que todos aqueles ainda presentes na capital deixem o local imediatamente.
Veja também: