Entenda: WhatsApp libera transferências após suspensão do BC
A autarquia exigiu regulação prévia para a operação do WhatsApp Pay

Roseann Kennedy
O WhatsApp iniciou nesta 3ª feira (4.maio) o serviço de transferências financeiras pelo aplicativo. O serviço havia sido anunciado no ano passado, mas foi suspenso em junho, para o Banco Central e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) avaliarem potenciais riscos à competição e à privacidade de dados. A autarquia exigiu regulação prévia para a operação do WhatsApp Pay. No final de março, o BC autorizou o uso da plataforma como canal de pagamentos.
Para fazer o envio de dinheiro é preciso cadastrar um cartão de débito, pré-pago ou múltiplo das instituições financeiras parceiras -- Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Next, Itaú, Mercado Pago, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard. A operadora é a Cielo, que não tem exclusividade.
"Os brasileiros, já tão acostumados a utilizar o WhatsApp para trocar mensagens, terão no aplicativo uma ferramenta rápida, simples e segura para realizar transferências. Temos certeza de que a função de pagamentos contribuirá para a inclusão financeira de milhões de pessoas e para o aumento da formalização da nossa economia. Com a solução, a companhia prova mais uma vez que a inovação está no nosso DNA", disse o presidente da Cielo, Paulo Caffarelli, em nota.
Em abril, o executivo da Cielo concedeu entrevista ao Poder em Foco no SBT, e anunciou que o serviço de pagamentos começaria até maio. Ele destacou que o WhatsApp é um canal de conveniência e, cada vez mais, as empresas devem estar atentas a soluções que permitam às pessoas usarem melhor o seu tempo. "Não vai haver uma solução exclusiva. Você tem vários canais à disposição do consumidor para ele escolher o mais interessante naquele momento que precisa", concluiu.
Assista à integra da entrevista:
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