Brasileiros que estavam em Gaza desembarcam em São Paulo
Grupo com 26 pessoas foi direcionado a um abrigo; no local, vão receber atendimento epara situações de refúgio

SBT News
"A gente está muito feliz. Eu não acredito até agora que consegui sair dali viva". Com essas palavras, a repatriada Shahd al-Banna, que estava na Faixa de Gaza, celebrou finalmente ter chegado em São Paulo. Ela fez parte do grupo de 26 brasileiros que desembarcaram no estado nesta 4ª feira (15.nov).
+ Leia mais notícias do SBT News
Em um relato de ter ido à Palestina para que a mãe, que estava com câncer, pudesse se despedir da família, ela lamenta pelas pessoas que ainda se encontram na zona de guerra entre Israel e Hamas. "Eu espero um futuro melhor. Essa guerra da Faixa de Gaza vai acabar e a gente vai ter paz, finalmente. Espero que isso aconteça", diz.
Shahd vivia em São Paulo e, agora, está de volta em casa. Ela é universitária, estudava literatura em inglês e estava há um ano e meio em Gaza. De volta ao Brasil, contou que pretende mudar de carreira. "Eu vou estudar outra coisa. Vou pensar ainda, mas estou gostando do jornalismo", afirmou em meio a um sorriso.
Outros que ainda precisam de suporte foram encaminhados para um abrigo na capital paulista. Detalhes a respeito do local não foram divulgados para preservar a segurança do grupo. Mas o governo trabalha com trâmites voltados a refugiados, como documentos de migração e análise se podem ter acesso a benefícios sociais, como o Bolsa Família.
Outros repatriados ainda vão seguir viagem para os respectivos estados: Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Uma parte do grupo segue em Brasília.
Veja vídeo: