Publicidade
Brasil

Multas por falta de cinto de segurança disparam nos primeiros 5 meses de 2023

Foram mais de 1 milhão de infrações somente este ano em todo o país

Imagem da noticia Multas por falta de cinto de segurança disparam nos primeiros 5 meses de 2023
video mostra um teste com bonecos dentro de um carro em colisao, segurando estes bonecos com cinto de segurança e airbags
• Atualizado em
Publicidade

Um levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Justiça mostra que foram aplicadas mais de 1 milhão de multas por falta de cinto de segurança entre janeiro e maio deste ano em todo o Brasil, um aumento de 56% em relação ao mesmo período do ano passado.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O SBT News apurou que os estados que tiveram mais infrações deste tipo foram São Paulo (468.567), Minas Gerais (87.405) e Paraná (73.080). Mas no Piauí houve o maior aumento percentual. Em 2022 foram 2033 multas por falta de cinto de segurança nos primeiros 5 meses do ano no estado e em 2023 o número saltou para 14.078. Alta de 592%.

Dirceu Rodrigues Alves, diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego), diz que os números são altos, mas ainda não refletem a realidade. "Infelizmente os recursos humanos para fazer a fiscalização são reduzidos. O aumento é por falta de campanhas constantes, intensas e anuais, com o intuito de conscientizar a população do risco e do perigo".

A infração é considerada grave. Equivale a 5 pontos na carteira de habilitação e uma multa de R$195,25. O uso do cinto de segurança está no Código de Trânsito não só com o objetivo de educar, mas, principalmente, de salvar vidas e evitar ferimentos que podem deixar sequelas graves.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade